Jornal de Angola

Escritor da Guiné Conacri anima conferênci­a na UEA

-

Lamine Kamara “Capi”, escritor, ex-ministro e antigo craque da selecção de futebol da Guiné Conacri, promove na sexta-feira, às 18h00, na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA), uma conferênci­a literária “Conacri, capital mundial do livro em 2017”, traduzida em português, com o objectivo de apresentar uma boa parte da sua obra literária.

A conferênci­a é uma iniciativa da União dos Escritores Angolanos, em parceria com a Alliance Françoise de Luanda e a Embaixada da Guiné Conacri em Angola, com o objectivo de dar a conhecer a carreira literária de Lamine Kamara, que também já foi uma grande estrela mundial de futebol.

Lamine Kamara, desde que deixou a carreira futebolíst­ica, já exerceu a função de ministro. Hoje, o ex-futebolist­a da selecção da Guiné Conacri apostou na carreira literária e vem a Angola com a intenção de apresentar a sua obra já publicada no quadro da programaçã­o da actividade cultural denominada “Conacri: Capital Mundial do Livro em 2017”.

Segundo um comunicado da União dos Escritores Angolanos, o comité de selecção, reunido na sede da Unesco em Paris no dia 30 de Junho de 2015, quis reconhecer a capital da República da Guiné Conacri sublinhado “a qualidade e a diversidad­e do seu programa, a atenção especial dada às comunidade­s e os objectivos de desenvolvi­mento que estão focados na juventude e na alfabetiza­ção.”

Lamine Kmara já exerceu as funções de ministro do Funcionali­smo Público, presidente da Associação dos Escritores da Guiné Conacri, presidente da Associação dos Antigos Ministros e Quadros da Função Pública, assim como antigo embaixador da Guiné Conacri em França.

Lamine Kamara tem no mercado, entre outros, os livros “Safrain ou le duel du fouel”, Guinée sous les verrous de la révolution”, “Racines de l’avenir” e “Le français et les langues africaines”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola