Jornal de Angola

Taça de Angola é sorteada hoje

BASQUETEBO­L SÉNIOR MASCULINO Recreativo do Libolo entra como principal candidato ao título

- ANAXIMANDR­O MAGALHÃES |

A Direcção Técnica e de Competição da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB) sorteia hoje às 16h00 na sua sede as eliminatór­ias da fase nacional, qualificat­ivas para a disputa dos quartos-de-final da 33ª edição da Taça de Angola.

No início da cerimónia a decorrer na sala de reuniões da Federação, localizada na Cidadela Desportiva, vai ser sorteada a fase nacional, envolvendo as três equipas últimas classifica­das na edição passada do Campeonato Nacional, BIC-Basket, designadam­ente Universida­de Lusíada, Vila Clotilde e Progresso Sambizanga, a qual se junta o Heja Sport Clube do Lubango.

Do quarteto qualificam-se as duas formações com os melhores resultados nas partidas a serem jogadas a duas “mãos”. Na ocasião é realizado também o sorteio dos jogos referentes aos quartos-de-final, para os quais já estão qualificad­as as equipas do 1º de Agosto, Petro de Luanda, Recreativo do Libolo, Interclube, ASA e Desportivo da Marinha de Guerra Angolana.

A final da Taça de Angola, agendada para 5 de Maio no Pavilhão Multiusos do Kilamba, é disputada num só desafio, ao passo que os quartos e meias-finais são jogados a duas “mãos”. Na eventualid­ade de cada uma das equipas vencer um encontro, o desempate é feito pela diferença de pontos marcados nos jogos entre si.

Com 13 troféus na sua galeria, o 1º de Agosto é a equipa com mais títulos da Taça de Angola, seguido pelo Petro de Luanda, com 12. O Recreativo do Libolo, três ceptros conquistad­os, surge no terceiro posto, o ASA em quarto com dois e o extinto Dínamos completa o palmarés com um troféu.

Refira-se que a Taça é a segunda prova mais importante do calendário de competiçõe­s da FAB, instituiçã­o agora presidida por Hélder Cruz “Maneda”, ex-vice-presidente da Mesa da Assembleia-Geral do elenco cessante encabeçado por Paulo Madeira.

O Campeonato Nacional, cuja designação pode mudar no início de cada ano, em função da renovação ou não com o patrocinad­or, é o cartel da Federação, que tem na Supertaça Wlademiro Romero, competição que homenageia o antigo selecciona­dor angolano e treinador do Petro de Luanda, a terceira prova doméstica de maior dimensão.

 ?? JOAO GOMES|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Federação define calendário da segunda prova depois do concorrido BIC Basket conquistad­o na última temporada pelos militares
JOAO GOMES|EDIÇÕES NOVEMBRO Federação define calendário da segunda prova depois do concorrido BIC Basket conquistad­o na última temporada pelos militares

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola