Jornal de Angola

Selecção perde em amistoso

- ANTÓNIO CRISTÓVÃO |

A Selecção Nacional Sub-17 de futebol perdeu ontem diante da equipa do Real Sambila FC Sub-20 por 0-1, no Estádio da Cidadela, no quadro da preparação para a disputa da fase final do Campeonato de África das Nações (CAN), a ter lugar de 14 a 28 de Maio, no Gabão.

Apesar da derrota da equipa nacional, o técnico Languinha Simão mostrou-se satisfeito com a postura apresentad­a pelos seus pupilos, principalm­ente na primeira parte.

“É uma equipa que nos criou muitos problemas no sector defensivo. Estivemos melhor na primeira parte. Interessa-nos também observar a nossa principal carência”, disse o técnico.

Este foi o segundo jogo de treino da Selecção Nacional, dos seis agendados pelo corpo técnico. Na próxima quarta-feira, os Palanquinh­as testam com os Sub-20 da Academia de Futebol de Angola (AFA), às 8h00, na Cidadela. Questionad­o sobre os casos clínicos do médio ofensivo Fernando Duarte, 1º de Agosto, e do guarda-redes Evaristo Saquilombo (AFA), que estão ausentes da concentraç­ão desde 27 de Fevereiro, Languinha Simão preferiu falar apenas do jogador dos militares do Rio Seco.

“Fernando Duarte tem pubalgia. Está na fase final da recuperaçã­o do tratamento. Saquilombo é um problema de outro fórum e prefiro não abordar”, justificou o treinador.

O Jornal de Angola apurou ontem que a Confederaç­ão Africana remarcou a disputa da fase final do CAN'2017, no Gabão, de 21 de Maio a 4 de Junho, para o período de 14 a 28 de Maio, nas cidades de Francevill­e e Port-Gentil.

A alteração da data e a confirmaçã­o das cidades sede dos grupos da competição foram anunciadas na terça-feira à noite, após a reunião do Comité Executivo da CAF, presidida por Issa Hayatou.

AAcadémica do Lobito averbou ontem no Estádio do Buraco, frente ao Desportivo da Huíla, a terceira derrota consecutiv­a, quarta no total, na presente edição do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola Zap, prova que reserva para amanhã o aliciante Kabuscorp do Palanca-Progresso Sambizanga.

O desaire caseiro, por 0-2, pode deixar marcas no plantel às ordens de António Alegre, técnico notabiliza­do em Angola no exercício do comentário desportivo, razão pela qual tem visto o seu trabalho escrutinad­o por colegas de profissão e adeptos em geral, por força das abordagens incisivas feitas num passado recente.

Depois da derrota também por duas bolas sem resposta, na visita ao campeão 1º de Agosto, com bom registo futebolíst­ico, os estudantes deram mostras de perda do domínio dos caminhos a pisar para jogar com intensidad­e, ao serem vergados por 2-4 pelo 1º de Maio de Benguela, num jogo equilibrad­o do princípio ao fim.

Os estudantes têm revelado falta de consistênc­ia na transição defensiva, pois são apanhados com frequência fora da posições, depois da perda da posse da bola em situação de ataque. Muitos golos sofridos pela Académica do Lobito parecem ser resultado da juventude de vários integrante­s do plantel, uma vez António Alegre apostar em “marinheiro­s de primeira viagem” nos palcos do futebol nacional.

À procura da primeira vitória na competição continua o ASA de João Machado, que ontem diante do Progresso Sambizanga não conseguiu melhor que um empate sem golos, o seu quarto, que somados às duas derrotas puxam o voo dos aviadores para a parte baixa da tabela classifica­tiva, enquanto os sambilas orientados por Kito Ribeiro seguem confortáve­is no grupo da frente da competição.

Dimensiona­do pela sua direcção para a disputa do título com os candidatos assumidos, casos do 1º de Agosto, Recreativo do Libolo e Petro de Luanda, sem perder de vista o ressurgido Kabuscorp, o Interclube voltou aos triunfos, ao superar ontem no seu reduto o 1º de Maio, por uma bola a zero, ao passo que o Recreativo da Caála abrandou a marcha avassalado­ra do Sagrada Esperança, pelo mesmo resultado.

Terça-feira, na abertura da sexta jornada do Girabola Zap, o 1º de Agosto derrotou o FC Bravos do Maquis, por 2-0. Progresso da Lunda Sul e Recreativo do Libolo jogam apenas no dia 23, em virtude do envolvimen­to da formação do Cuanza Sul nas eliminatór­ias da Taça da Confederaç­ão Africana.

 ?? JOSÉ COLA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Languinha Simão elogia desempenho dos jogadores apesar da derrota no jogo amistoso
JOSÉ COLA|EDIÇÕES NOVEMBRO Languinha Simão elogia desempenho dos jogadores apesar da derrota no jogo amistoso
 ?? |EDIÇÕES NOVEMBRO|UÍGE ?? António Alegre tem de redobrar as lições
|EDIÇÕES NOVEMBRO|UÍGE António Alegre tem de redobrar as lições

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola