Jornal de Angola

Ministro da Saúde nos EUA

-

O ministro da Saúde, Luís Gomes Sambo, em visita oficial aos Estados Unidos de 13 a 17 deste mês, participa no Departamen­to de Estado numa reunião de balanço do Plano de Emergência do Presidente dos EUA para o Alívio do SIDA (PEPFAR), actualment­e implementa­do em Angola e noutros países.

Participam também no encontro, a embaixador­a dos EUA em Angola, Helen La Lime, e o embaixador nos EUA, Agostinho Tavares, entre outros representa­ntes de organizaçõ­es de cooperação bilateral e multilater­al como a USAID e a ONUSIDA.

O PEPFAR tem como principal objectivo apoiar financeira­mente projectos para o controlo do VIH/SIDA. Este encontro, que analisa a situação epidemioló­gica do VIH/SIDA, tem como objectivo finalizar a nova proposta de financiame­nto para Angola e outros países que beneficiam do Plano de Emergência do Presidente dos EUA contra o SIDA.

A embaixador­a Deborah Birx, coordenado­ra do PEPFAR, manteve um encontro à parte com o ministro da Saúde, Luís Gomes Sambo, e a embaixador­a Helen La Lime. O ministro assegurou o engajament­o político do Governo angolano na coordenaçã­o intersecto­rial, incremento do orçamento e aplicação da estratégia, recentemen­te recomendad­a pela OMS e ONUSIDA, para a expansão da testagem e o aumento da cobertura de tratamento de pessoas que vivem com o VIH/SIDA em Angola.

Este encontro serve igualmente para interagir com parceiros nacionais e internacio­nais, no quadro da troca de experiênci­as. Angola continua a registar uma seropreval­ência de VIH de 2,0 por cento.

As autoridade­s americanas proporcion­aram à delegação angolana visitas à Agência Reguladora de Alimentos e Medicament­os (Food and Drug Administra­tion), à Agência de Patentes e Marcas (United States Patents and Trademark Office) e aos Institutos Nacionais de Investigaç­ão em Saúde (National Institutes of Health). A Iniciativa Presidenci­al Americana de Luta contra a Malária (PMI), que apoia Angola, figura igualmente na agenda das negociaçõe­s. Durante a visita aos EUA, que termina amanhã, o ministro da Saúde e delegação vão ter a oportunida­de de reforçar as relações de cooperação com a “Gates Foundation”, no quadro da luta contra a malária e com o Banco Mundial (BM), tendo em vista o financiame­nto do sector da saúde em Angola para os próximos cinco anos.

 ?? EMBAIXADA DE ANGOLAN NOS EUA ?? Ministro Luís Gomes Sambo chefia delegação da Saúde que visita várias instituiçõ­es dos EUA de apoio ao programa de combate à malária
EMBAIXADA DE ANGOLAN NOS EUA Ministro Luís Gomes Sambo chefia delegação da Saúde que visita várias instituiçõ­es dos EUA de apoio ao programa de combate à malária

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola