Jornal de Angola

Presidente encoraja reforço das relações

-

Uma mensagem do Presidente da República ao seu homólogo indonésio, Joko Widodo, é entregue hoje, em Jacarta, pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, que cumpre uma visita de trabalho à Indonésia. Em declaraçõe­s à Rádio Nacional de Angola, o ministro Georges Chikoti disse que na mensagem a ser entregue ao Vice-Presidente indonésio, Jusuf Kalla, o Presidente José Eduardo dos Santos encoraja o reforço da cooperação bilateral e a troca de impressões em assuntos de política internacio­nal. “A mensagem incide sobre várias áreas e os dois países podem concertar aspectos do desenvolvi­mento económico e trocar impressões sobre a política internacio­nal”, disse Georges Chikoti, antes da abertura das conversaçõ­es oficiais. Em Jacarta, vão ser assinados vários instrument­os de cooperação bilateral com destaque para o memorando de entendimen­to sobre consultas políticas.

Uma mensagem do Presidente da República ao seu homólogo indonésio, Joko Widodo, é entregue hoje, em Jacarta, pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti,

que cumpre uma visita de trabalho à Indonésia.

Em declaraçõe­s à Rádio Nacional de Angola, o ministro Georges Chikoti disse que na mensagem a ser entregue ao Vice-Presidente indonésio, Jusuf Kalla, o Presidente José Eduardo dos Santos encoraja o reforço da cooperação bilateral e a troca de impressões em assuntos de política internacio­nal.

“A mensagem incide sobre várias áreas e os dois países podem concertar em aspectos do desenvolvi­mento económico e trocar impressões sobre a política internacio­nal”, disse Georges Chikoti, antes da abertura das conversaçõ­es oficiais.

Em Jacarta, vão ser assinados vários instrument­os de cooperação bilateral com destaque para o memorando de entendimen­to sobre consultas políticas entre o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério dos Negócios Estrangeir­os da Indonésia, além do acordo sobre supressão de vistos em passaporte­s diplomátic­os e de serviço.

As autoridade­s indonésias já isentam os angolanos de visto de entrada. Por um período de 90 dias, qualquer cidadão de nacionalid­ade angolana que queira visitar a Indonésia, o país com mais muçulmanos no mundo, pode fazê-lo sem precisar de visto. A Indonésia recebe por ano, dez milhões de turistas, na sua maioria de Singapura, Malásia, China, Austrália e Japão.

Na agenda de Georges Chikoti, está também o reforço da cooperação económica e empresaria­l, pois o objectivo é também o de atrair os empresário­s e investidor­es indonésios. Na segunda-feira, a Câmara de Comércio e Indústria da Indonésia juntou os empresário­s e investidor­es do diversific­ado sector da agro indústria para um encontro com o ministro Georges Chikoti.

O especialis­ta Lello Francisco da UTIP, apresentou o quadro jurídico que regula o investimen­to privado angolano, as potenciali­dades da nossa economia, o ambiente de negócios e ainda as oportunida­des que o governo oferece a quem deseja investir no nosso país, fora do sector dos petróleos.

O ministro Georges Chikoti efectua um périplo a alguns países da Ásia e Oceania, tendo visitado já a Nova Zelândia e a Austrália, onde se encontrou com os governos locais e empresário­s, que desejam investir na agricultur­a, pescas, minas e formação de quadros.

Georges Chikoti está a abordar com as autoridade­s da Indonésia os mecanismos para o reforço da cooperação bilateral. Na relação comercial entre os dois países, a Indonésia tem comprado a Angola petróleo e aço e vende, sobretudo, medicament­os e outros produtos farmacêuti­cos.

O ministro das Relações Exteriores tem explicado aos seus interlocut­ores o desenrolar do processo eleitoral no país e a transição política que está em curso e vai conduzir a uma nova liderança na Chefia do Estado. Após a Indonésia, a Coreia do Sul e o Vietname são as duas últimas etapas do périplo do ministro das Relações Exteriores.

A Indonésia, potência em recursos minerais e petróleo, diversific­ou com sucesso a sua economia, estando a reduzir a pobreza, ao apostar na difusão da tecnologia e na melhoria das boas práticas de gestão em articulaçã­o com as instituiçõ­es públicas e privadas.

 ?? DOMINGOS CADÊNCIA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro da Relações Exteriores
DOMINGOS CADÊNCIA|EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro da Relações Exteriores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola