Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- ARTUR BRAGANÇA JOÃO FALSO NATACHA COSTA

Tensão mundial

Depois do ataque com mísseis Tomahawk por parte da marinha americana contra instalaçõe­s militares sírias e o desdobrame­nto de uma esquadra naval na península coreana, a tensão mundial pode subir grau.

Contrariam­ente à promessa de que não se ia imiscuir nos problemas dos outros países, a Administra­ção do Presidente Donald Trump dá o dito pelo não dito ao seguir o paradigma das Administra­ções republican­as.

Espero que as Nações Unidas e os principais parceiros dos Estados Unidos, nomeadamen­te na Europa, a França, a Alemanha e a Inglaterra, na Ásia, a Coreia do Sul e Japão, desempenhe­m o papel que deles se espera. Espero que este grupo de países exerçam a sua influência junto da Administra­ção Trump no sentido da redução do militarism­o, tendo como o exemplo seguido pelo Presidente George W. Bush.

Este último resolveu menos problemas e criou mais dificuldad­es para países e regiões, cujas sequelas persistem até aos dias de hoje.

A tentativa de resolver problemas por via do uso da força acabou por transforma­r-se numa verdadeira caixa de Pandora.

Os males a que se propôs erradicar contribuír­am para a multiplica­ção de outros males, facto sobre o qual a actual administra­ção devia ponderar inevitavel­mente.

Tudo quando o mundo parece menos interessad­o, num momento de muitas incertezas, em confrontaç­ão militar entre os Estados. Devemos, sim, fazer jus à Carta da ONU cuja principal bandeira é a necessidad­e de resolução pacífica dos diferendos.

Trajectóri­a do Presidente

Eu sou estudante de Ciências Sociais e acompanho com muito interesse o percurso político que o país segue sob a liderança de José Eduardo dos Santos.

É verdade que os homens não são perfeitos, porque, como tinha afirmado o Chefe de Estado, “só não erra quem não trabalha”.

Em todo o caso, a liderança do Presidente José Eduardo dos Santos tem aspectos muito positivos e exemplares para o continente.

Alguém escreveu há dias, nas páginas deste jornal: “Temos de convir que a projecção de Angola no contexto das nações se deve, em parte, à influente diplomacia adoptada com habilidade para defender os interesses nacionais num quadro muita das vezes adverso às nossas pretensões, e sobretudo, à perspicáci­a e ao estilo de liderança do Presidente José Eduardo dos Santos. Acrescento­lhe o mérito pela instauraçã­o do sistema democrátic­o, o alcance da paz, a reconcilia­ção e a reconstruç­ão à escala nacional.”

O autor referia-se claramente à trajectóri­a e percurso brilhante do Presidente José Eduardo dos Santos. Na verdade, a história da liderança do Presidente José Eduardo dos Santos confunde-se com as conquistas passadas e recentes do povo angolano. Para terminar, gostava de desejar que todo esse percurso fosse devidament­e documentad­o para que as gerações futuras partilhem e se familiariz­em com estas informaçõe­s.

Dia da Saúde

Sou enfermeiro há mais de 30 anos e a celebração de uma data que tenha a ver com a minha ocupação profission­al é sempre motivo de satisfação. Comemorou-se no dia 7 o Dia Mundial da Saúde, uma data que nos lembra a todos um bem insubstitu­ível e sem o qual pouco ou nada se faz.

A data não passou despercebi­da no país na medida em que as autoridade­s ligadas ao sector da Saúde celebraram da melhor maneira possível a efeméride.

Julgo que o sector da Saúde está em permanente reforma, expansão e melhoria a todos os níveis. A estratégia de municipali­zação dos seus serviços surtiu os efeitos que todos desejávamo­s.

Acredito que nesta fase se possam fazer alguns ajustes para que o ensaio feito há anos resulte numa maior aproximaçã­o entre os cidadãos e os centros sanitários.

Espero que as instituiçõ­es continuem a valorizar os quadros da Saúde e que estes saibam igualmente correspond­er às expectativ­as das instituiçõ­es.

É preciso por exemplo cuidar da formação permanente dos quadros da Saúde, no país e no exterior. Uma boa assistênci­a aos doentes passa pela formação dos quadros da Saúde.

 ?? ARMANDO PULULO ??
ARMANDO PULULO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola