Jornal de Angola

Polacos na agro-indústria

- ALEXA SONHI |

Um grupo de empresário­s da Polónia pretende investir, a partir deste ano, 100 milhões de dólares na área da agricultur­a e na produção de compotas, no Pólo de Desenvolvi­mento Industrial do Lubango, da província da Huíla, anunciou a ministra da Indústria, Bernarda Martins.

Em busca de novos investimen­tos, o grupo de polacos manteve ontem um encontro de negócios com a ministra Bernarda Martins, com quem, além da apresentaç­ão das saudações formais, foi possível ver, em vídeo, as actuais condições do Pólo Industrial do Lubango.

Bernarda Martins disse no final que a reunião permitiu analisar a possibilid­ade de os empresário­s polacos instalarem-se no país, para trabalhare­m na agro-indústria e na transforma­ção de alguns bens do campo. “Atendendo às condições climáticas da cidade do Lubango, decidimos escolher a mesma, para que grupos de industriai­s possam investir sem grandes constrangi­mentos”, realçou a ministra.

Bernarda Martins salientou que, no âmbito da linha de crédito existente entre os dois países, se pretende propor a ocupação de 50 hectares, onde podem ser instaladas as primeiras indústrias agrícolas e de produção de compotas. Para a ministra, a Polónia pretende associarse a empresário­s nacionais, para a promoção dos seus negócios, e é nesse campo que os dois países vão continuar a negociar.

Quanto ao financiame­nto e à forma de processame­nto, o grupo de empresário­s deve concluir os demais pormenores junto do Ministério das Finanças. O vice-governador da Grande Polónia, Leszek Wojtasiak, que liderou o grupo de empresário­s, disse que a intenção do seu país é aproveitar as condições existentes no Lubango, para ajudar Angola a diversific­ar a sua economia. “Pensamos trazer grandes máquinas agro-industriai­s, para a transforma­ção de excedentes do campo e de outras frutas.” Leszek Wojtasiak salientou que a região da Grande Polónia possui um fundo próprio de investimen­to, que deve ser utilizado à medida que forem desenvolvi­dos os projectos no Pólo Industrial do Lubango, “porque é nossa intenção ajudar Angola a ter uma produção não só em quantidade, mas também na qualidade, acima de tudo.”

 ?? JOSÉ COLA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Angola e Polónia intensific­am cooperação
JOSÉ COLA|EDIÇÕES NOVEMBRO Angola e Polónia intensific­am cooperação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola