Jornal de Angola

Centenas de técnicos são formados na região

-

Um total de 120 técnicos médios de saúde iniciaram, na segunda-feira, em Benguela, o primeiro curso de formação pós-média, que está a ser ministrado por especialis­tas da Escola de Formação de Saúde.

A formação, com duração de dois anos, visa capacitar técnicos nas especialid­ades de pediatria, parteiras, análises clínicas e instrument­ação. O director provincial da Saúde de Benguela, Bernabé Lemos, solicitou empenho e dedicação aos formandos e reconheceu que a formação pode ajudar na melhoria do atendiment­o assistenci­al, sobretudo na pediatria, onde há maior pressão.

Bernabé Lemos disse que a formação enquadra-se nos serviços actuais de saúde dos países modernos e vai ajudar muito na melhoria do atendiment­o da população.

“Podem ter na escola conhecimen­tos com padrões modernos que se praticam no mundo civilizado, dos países desenvolvi­dos”, disse o director, para acrescenta­r que a pediatria é a área que está mais desprovida de técnicos, onde há maior afluência de doentes, em quase toda a rede sanitárias da província.

Na óptica de Bernabé Lemos, os técnicos formados vão melhorar a assistênci­a médica na rede sanitária da província.

Bernabé Lemos anunciou a abertura em 2018 do curso de bio-estatístic­a, com vista a melhorar o tratamento da estatístic­a médica, “uma componente importante em termos da gestão hospitalar e de indicadore­s no sector”. A directora da escola, Teresa Olga Fernandes, explicou que a formação vai ajudar na capacitaçã­o dos técnicos para dar melhor resposta as unidades sanitárias da província.

“As escolas de formação de técnicos de saúde foram criadas para correspond­erem às políticas do Ministério da Saúde, no tocante a formação de quadros qualificad­os, com vista ao desenvolvi­mento social do país e respondend­o as necessidad­es das populações”, disse Teresa Olga Fernandes.

 ?? PAULO MULAZA|EDIÇÕES NOVVEMBRO ?? Objectivo é melhorar a assistênci­a médica
PAULO MULAZA|EDIÇÕES NOVVEMBRO Objectivo é melhorar a assistênci­a médica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola