Jornal de Angola

Unidade sanitária presta assistênci­a no Huambo

- MÁRIO CLEMENTE |

Um novo centro materno-infantil entrou em funcioname­nto no dia 4 de Abril e vai prestar serviços na especialid­ade de consultas pré-natal, externas de medicina, pediatria, puericultu­ra, ginecologi­a, maternidad­e e vacinação, informou ontem a directora do centro materno-infantil.

Inaugurado recentemen­te no âmbito das comemoraçõ­es do 15 º aniversári­o do Dia da Paz e da Reconcilia­ção Nacional, o novo centro materno infantil, localizado no bairro Kapango, conta igualmente com serviços gerais, partos, internamen­to, laboratóri­o, farmácia, planeament­o familiar, aconselham­ento, testagem voluntária de Hiv/Sida e serviços de apoio hospitalar.

Com capacidade instalada de 42 camas, o centro conta com o apoio do governo e da Organizaçã­o Não Governamen­tal World Vision e Secoma, através do Programa Nacional de Luta contra a Malária e de Febre-amarela.

A unidade hospitalar conta com três médicos, quatro técnicos de laboratóri­o, um farmacêuti­co, 48 enfermeiro­s e pessoal auxiliar.

A directora do centro materno-infantil, Arminda Culembi, disse que, desde a abertura, a unidade sanitária em média presta assistênci­a a mais de 600 pacientes por dia e referiu que os serviços mais procurados são os de banco de urgência, pediatria, consulta pré natal e consulta de medicina.

Arminda Culembi informou que o centro está aberto 24 horas por dia com serviços de urgência e internamen­to e também presta assistênci­a médica a homens, apesar de ser um centro materno infantil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola