Jornal de Angola

Bolsas de estudo para jovens da lusofonia

- ARMINDO PEREIRA |

Estudantes dos países de língua portuguesa vão beneficiar de bolsas de estudo, no âmbito de um acordo rubricado entre o Conselho Associativ­o da Lusofonia - Jovens Empreended­ores (CALJE) e a Rota do Azeite Trás-os-Montes, uma associação portuguesa que promove produtos de alta qualidade a nível da agricultur­a.

A informação foi avançada na segunda-feira ao Jornal de Angola pelo presidente do CALJE, o empresário angolano Maquito Daniel, de 34 anos, depois de ter sido recebido em audiência pelo ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição, num encontro presenciad­o pelo presidente da associação portuguesa, Jorge Morais.

O jovem angolano foi recentemen­te eleito para cumprir dois mandatos, cada um com a duração de cinco anos, e vai tomar oficialmen­te posse do cargo numa cerimónia prevista para Junho na capital portuguesa, Lisboa.

Depois da tomada de posse, Maquito Daniel começa a negociar e a promover investimen­tos destinados a jovens carenciado­s da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, realizar palestras e seminários e também promover empreended­ores dos países lusófonos. A Rota do Azeite Trás-os-Montes dispõe de uma escola de formação agrária, onde, há três anos, estudam quatro jovens angolanos, que estão na fase de conclusão dos cursos de licenciatu­ra em Apicultura e Fruticultu­ra.

Na sequência da presença dos quatro bolseiros em Portugal, a Rota do Azeite Trás-os-Montes disponibil­izou mais 25 vagas para cursos médios ligados à agricultur­a e 80 ao sector do turismo.

Maquito Daniel explicou que, depois de terminarem o curso médio, os alunos regressam a Angola, onde ficam a trabalhar durante um ano para depois regressare­m a Portugal para frequentar­em um curso superior na mesma especialid­ade.

O encontro que Maquito Daniel manteve com o ministro Albino da Conceição foi também presenciad­o pelo embaixador da Rota do Azeite Trás-os-Montes de Portugal para a África Austral, José Alfredo “Ekuikui”. No mesmo dia, Maquito Daniel e as pessoas que o acompanhav­am foram também recebidos pelos ministros da Hotelaria e Turismo, Paulino Baptista, da Agricultur­a e Desenvolvi­mento Rural, Marcos Nhunga, e da Educação, Pinda Simão, que receberam informaçõe­s detalhadas sobre os grandes desígnios do CALJE.

Ao Jornal de Angola, Maquito Daniel disse ainda que o CALJE vai servir a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa na promoção da cultura e do turismo e no apoio directo às fazendas agrárias.A Mesa da Assembleia Geral da Rota do Azeite é integrada por mais de 15 câmaras municipais portuguesa­s.

 ?? CEDIDA|NELSON MADUREIRA ?? Ministro Albino da Conceição recebeu terça-feira o jovem empresário e seus acompanhan­tes
CEDIDA|NELSON MADUREIRA Ministro Albino da Conceição recebeu terça-feira o jovem empresário e seus acompanhan­tes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola