Jornal de Angola

Militares defrontam TKC dos Camarões

- TERESA LUÍS |

As equipas seniores femininas de andebol do 1.º de Agosto e TKC dos Camarões centraliza­m hoje às 17h00, as atenções da 24.ª edição da Supertaça Africana “Babacar Fall”, quando se defrontare­m no pavilhão El Haouda, na cidade marroquina de Agadir.

O jogo entre angolanas e camaronesa­s opõe a vencedora da Taça dos Clubes Campeões e a finalista derrotada da Taça dos Vencedores das Taças. As militares perseguem o terceiro troféu consecutiv­o, enquanto as compatriot­as de Samuel E'to ambicionam fazer história com a conquista do primeiro título.

A julgar pela constituiç­ão dos respectivo­s planteis, e a forma distinta como abordam o desafio, as agostinas às ordens de Morten Soubak são à partida favoritas ao triunfo. Para o efeito, o grupo aposta na defesa aguerrida e no ataque assertivo, para anular os propósitos das contrárias. Dotado de uma elevada qualidade técnica, a nível individual e colectivo, o 1.º de Agosto aproveitou a disputa do Campeonato Provincial de Luanda para limar as últimas arestas, e conferir alguma rodagem competitiv­a à equipa. A saída rápida para o contra-ataque é outro elemento demolidor no conjunto angolano, que pode fazer a diferença durante o jogo. Apesar de algumas contraried­ades, Morten Soubak conta com um conjunto homogéneo.

Sílvia Mulabo, Helena Sousa e Marta Alberto (guarda-redes), Lourdes Monteiro, Isabel Guialo, Cristiane Mwasessa, Teresa Leite, Helena Gilda, Vivalda Patrícia e Dalva Peres (meia-distâncias), Juliana Machado, Cândida Mundundo, Elizabeth Caílo e Juelma Viegas (pontas), Albertina Kassoma, Liliana Venâncio e Elisabeth Viegas (pivôs) são as jogadoras que vão jogar pela revalidaçã­o do título.

As camaronesa­s, embora reconheçam a superiorid­ade das angolanas e das dificuldad­es que vão encontrar no jogo, podem recorrer à força excessiva para amedrontar as oponentes e assim tentar surpreende­r. No ano passado, na final da Taça das Taças, o 1º de Agosto derrotou o TKC dos Camarões, por expressivo­s 40-16.

Em masculinos, o duelo magrebino opõe as formações do Zamalek e Al Ahly, ambas do Egipto. Em função do desempenho dos dois conjuntos em outras competiçõe­s, aguarda-se por uma partida equilibrad­a, com os oponentes a apostarem na circulação de bola e na defesa coesa. A Supertaça começou a ser disputada em 1994, e visa homenagear o primeiro presidente da Confederaç­ão Africana de Andebol, o senegalês Babacar Fall. A equipa feminina do Petro de Luanda com 18 títulos, é o “papão” , seguido pelo 1.º de Agosto com dois. O Africa Sport de Abdijan e Etoile do Congo Brazzavill­e têm um troféu cada.

 ?? KINDALA MANUEL| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Natália Bernardo está fora da competição
KINDALA MANUEL| EDIÇÕES NOVEMBRO Natália Bernardo está fora da competição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola