Jornal de Angola

Estreia difícil com a Espanha

TAÇA DAS NAÇÕES DE HÓQUEI EM PATINS Angolanos querem contrariar o favoritism­o dos ibéricos

- ANAXIMANDR­O MAGALHÃES |

A Selecção Nacional sénior masculina de hóquei em patins estreia-se, hoje, a partir das 22h30, diante da similar da Espanha, em partida da primeira jornada da 67ª edição da Taça das Nações, prova que decorre até 16 deste mês na cidade de Montreux, Suíça.

Sem histórico de partidas nesta competição, Angola e Espanha fazem na noite de hoje o primeiro registo no também designado Torneio da Páscoa. Em mundiais, onde se estreou em 1982, o combinado angolano soma por derrotas os dez encontros frente aos espanhóis, tendo sido o primeiro em 1986, por 0-4.

Por essa razão, os compatriot­as de Pep Guardiola assumem-se como favoritos a novo triunfo. Os resultados nos mundiais de 2009, por 2-3 referente aos quartos-de-final, e por 1-3, em 2015, após a marcação de grandes penalidade­s, quando no final do tempo regulament­ar as duas equipas se encontrava­m empatadas a uma bola, permite aos agora comandados do português Fernando Fallé aspirar o alcance de um resultado inédito.

Já os indicadore­s deixados em 1991 e 93, ambos por 1-8, nos mundiais disputados em Portugal e na Itália, 1995 no Brasil, 0-4, 1997 na Alemanha, por 0-10, 1999 na Espanha, 1-6, 2003 em Portugal, 1-9, e 2007 na Suíça, por 0-8, em nada abonam a favor do “cinco” nacional.

Motivados e determinad­os em repetir a terceira posição, alcançada em 2013, sob orientação do angolano Orlando Graça, Angola encara, ainda que a iniciar o processo de renovação da equipa, o encontro de forma optimista na obtenção de um resultado positivo. “Montreux é uma etapa e tem de ser vista não com o foco nos resultados, mas sim nas oportunida­des a serem dadas a alguns atletas. Esta será a grande prova, a ser dada no mundial deste ano, na China. Mas, ainda assim, queremos estar ao nível a que habituamos as pessoas. Vamos dar o melhor de nós, mas sem obsessão por resultados”, explicou o técnico, coadjuvado pelo antigo internacio­nal e capitão da selecção, António Victor “Duke”.

Encarar o adversário de forma humilde, sem nunca perder de vista o objectivo, é uma das divisas apregoadas no balneário por Fernando Fallé. Eis os seus eleitos: Pedro Watanga, Adilson Diogo “Pi”, Airton Chissangan­a “Geovety”, Fábio Faria, Argentino Agostinho “Tino”, Márcio Fernandes, Anderson Pinheiro “Nery”, João Pinto, André Centeno, Francisco Veludo e Humberto Mendes “Big”. Amanhã a equipadefr­onta , às 22h00, a congénere de Portugal. A fechar, dia 14, às 17h30, o opositor é o Chile.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola