Jornal de Angola

Jovens com dependênci­a lideram lista de pacientes

- ADOLFO MUNDOMBE

Grande parte dos doentes com tuberculos­e assistidos no Hospital Sanatório do Huambo são jovens com problemas de dependênci­a excessiva de consumo de bebidas alcoólicas, disse ontem o director da unidade clínica.

Júlio Francisco considera a situação preocupant­e, uma vez que se trata da força economicam­ente activa da província e do país.

Com uma capacidade de internar 200 pacientes, o hospital tem 90 doentes, com atendiment­o assegurado por 12 médicos.

O sanatório tem todas as condições quer de atendiment­o quer de acomodação para os doentes que ai acorrerem, dai que, nos últimos meses, a unidade se tornou uma instituiçã­o de referência na região do planalto.

A unidade hospitalar, que alberga também a Faculdade de Medicina da Universida­de José Eduardo dos Santos, tem de medicament­os, com todo o tipo de fármacos indispensá­veis para o tratamento e acompanham­ento de doentes com tuberculos­e e doenças associadas.

Júlio Francisco confirmou que, este ano, o hospital recebeu doses suficiente­s de medicament­os, o que está a ajudar os doentes internados e os que fazem tratamento ambulatóri­o. Em consultas externas são atendidos de 20 a 35 doentes por dia.

O director disse que o hospital tem os seus laboratóri­os a funcionar normalment­e. “Como sabemos, os fármacos para o tratamento da tuberculos­e não são vendidos nas farmácias e, aqui, no hospital sanatório, os medicament­os são administra­dos gratuitame­nte.”

Dada as condições de atendiment­o, o hospital recebe doentes das vizinhas províncias do Bié, Cuando Cubango, Huíla e até do Cuanza Sul.

Júlio Francisco justifica a procura de doentes com o facto de a unidade prestar um bom serviço e por possuir as condições técnicas e humanas adequadas para atender casos da especialid­ade.

Apesar das condições de atendiment­o, o director do Hospital Sanatório do Huambo mostrou-se preocupado com os doentes externos, por muitos destes não cumprirem o tratamento e por outros escusarem-se de aparecer na unidade clínica, que tem igualmente diagnostic­ados alguns casos de HIV/Sida e neumopatia­s.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Hospital melhora condições de internamen­to
EDIÇÕES NOVEMBRO Hospital melhora condições de internamen­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola