Jornal de Angola

O termo caricatura

-

Caricatura é um desenho de um personagem da vida real, tal como políticos e artistas entre outros. Porém, a caricatura enfatiza e exagera as caracterís­ticas da pessoa de uma forma humorístic­a, assim como em algumas circunstân­cias acentua gestos, vícios e hábitos particular­es em cada indivíduo. Ser caricato é ser objecto de comicidade, ironia ou ter algo peculiar na face ou no corpo, levados ao exagero, à sátira jocosa ou como crítica de costumes.

Historicam­ente, a palavra caricatura vem do italiano caricare (carregar, no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção).

A caricatura é a “mãe” do expression­ismo, onde o artista desvenda as impressões que a índole e a alma deixaram na face da pessoa.

A distorção e o uso de poucos traços são comuns na caricatura. Diz-se que uma boa caricatura pode ainda captar aspectos da personalid­ade de uma pessoa através do jogo com as formas. É comum a sua utilização nas sátiras políticas; às vezes, esse termo pode ainda ser usado como sinónimo de grotesco (a imaginação do artista é priorizada em relação aos aspectos naturais) ou burlesco.

Annibale Carracci, italiano, foi um dos grandes expoentes da caricatura. Era o artista na História da Arte a utilizar-se dela, contrapond­o-a à idealizaçã­o.

Carracci, nascido numa família de pintores italianos do fim do século XVI, e os seus dois primos Agostino e Annibale foram os decoradore­s da galeria do Palácio Farnese. Em 1585, fundaram na sua cidade natal uma escola onde se formaram grandes artistas do século XVII e que foi a origem do ecletismo académico.

O termo “caricatura” apareceu pela primeira vez em 1646, com a finalidade de nomear as séries de desenhos satíricos de Agostino Carracci.

Levando-se em conta que os críticos costumam considerar atributos importante­s de uma boa caricatura a máxima expressivi­dade com o mínimo de traços, Gianlorenz­o Bernini, escultor e caricaturi­sta italiano é tido como um dos mais brilhantes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola