Jornal de Angola

Levantar dinheiro usando telemóvel

LEVANTAMEN­TOS SEM CARTÃO Empresa insere o telemóvel no sistema de pagamentos para compras realizadas na Internet

- MADALENA JOSÉ |

A Empresa Interbancá­ria e Serviços (EMIS) anunciou sexta-feira que a partir de Setembro o levantamen­to de dinheiro nas caixas ATM da rede interbancá­ria pode ser feito sem necessidad­e de cartão multicaixa. A implementa­ção deste serviço, permitindo o levantamen­to de dinheiro na rede multicaixa com recurso apenas a um telemóvel, surge depois da aprovação, a 22 de Fevereiro, em reunião do Conselho de Ministros, da estratégia do sistema de pagamentos móveis.

A rede Multicaixa introduz, em Setembro, um serviço que permite o levantamen­to de dinheiro sem cartão, anunciou em Luanda, o presidente do Conselho de Administra­ção da Empresa Interbancá­ria e Serviços ( EMIS).

José Matos disse que o serviço consiste na transferên­cia de um código obtido pela pessoa que envia o dinheiro, com o qual o beneficiár­io pode fazer o levantamen­to em qualquer postos de atendiment­o, mesmo sem o cartão.

O presidente do Conselho de Administra­ção da EMIS revelou que a funcionali­dade que já está em desenvolvi­mento e que a empresa projecta colocar outros serviços e funcionali­dades, como o Terminal de Caixa Automática (ATM ) nos telemóveis.

Com este projecto, a EMIS quer manter o serviço para os utilizador­es que, por vezes, não encontram resposta nos ATM por falta de papel ou por se encontrare­m fora de serviço, entre outros problemas que se registam.

Atrás desta funcionali­dade, disse, vão surgir outras, porque a evolução tecnológic­a não pára e Angola não pode ficar por detrás do desenvolvi­mento que o mundo vai registando.

O presidente do Conselho de Administra­ção da EMIS considera que a partir do momento em que a empresa vai oferecendo mais opções de serviços , também vai incentivar os utentes a terem conta bancária ou telemóvel e alargar a bancarizaç­ão.

O pagamento de produtos comprados na Internet é também outro serviço que a EMIS vai implantar no cartão Multicaixa, anunciou José Matos, que assegurou que o serviço vai permitir ao cliente fazer compras e pagar no mesmo computador ou telemóvel. Actualment­e, explicou, as pessoas compram produtos na Internet e depois têm de se deslocar a um ATM para pagar. “Queremos poupar tempo e dar segurança aos utentes do cartão”, disse.

Em relação à utilização dos cartões de marca internacio­nal no exterior do país, José Matos informou que ainda não é para breve, porque o banco emissor não tem divisas suficiente­s. “Há algumas limitações e a nossa moeda não é convertíve­l no exterior”, informou.

Indicadore­s de 20016

Até Dezembro de 2016, a EMIS tinha 3,3 milhões de cartões activos, anunciou José Matos que considerou que os indicadore­s da rede mostram que, apesar do abrandamen­to registado em 2016, a tendência de cresciment­o se manteve.

Em 12 anos, a empresa passou de 85 para três mil parques de ATM que, até Dezembro, registaram 227 milhões de transacçõe­s financeira­s, comparadas com Dezembro de 2015, quando o movimento financeiro foi de 204,9 transacçõe­s, mais dez por cento.

O número de levantamen­tos no ano passado representa 50 por cento de todas as operações em ATM e o montante dispensado nas máquinas de todo o país foi de 1,4 mil milhões de kwanzas.

O pagamento de serviços também cresceu com as transferên­cias a liderarem nos últimos anos, devido às limitações que existem em alguns balcões. Em 2015 as transferên­cias ascenderam a 2,340 milhões, contra os 4,420 milhões em 2016, um cresciment­o de 100 por cento.

As transacçõe­s em Terminal de Pagamento Automático (TPA) evoluíram em 40 por cento, com o pagamento das compras próximo ao levantamen­to nos ATM, mas há a tendência dos pagamentos em TPA superarem os valores levantados em ATM.

A EMIS, que lançou o serviço de Multicaixa em 2002, tem uma presença em todo território com cerca de três mil caixas automática­s e acima de 65 mil ATM que asseguram em média 30 milhões de transacçõe­s financeira­s por mês.

 ?? DR ?? Inovação à vista na rede interbancá­ria
DR Inovação à vista na rede interbancá­ria
 ?? JOÃO GOMES |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Presidente do conselho de administra­ção da empresa gestora da rede Multicaixa José Matos anuncia oferta de serviços modernos
JOÃO GOMES |EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente do conselho de administra­ção da empresa gestora da rede Multicaixa José Matos anuncia oferta de serviços modernos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola