Jornal de Angola

Exposição da Sonangol foi elogiada

-

A exposição da Sonangol na feira das tecnologia­s petrolífer­a de águas profundas, que decorre até amanhã, em Houston, Estados Unidos, está a ser considerad­a das melhores no espaço que acolhe as maiores companhias do mundo.

O presidente para América Latina e África da companhia norteameri­cana Chevron, Cley Neff, considerou “fantástica e um marco histórico” a presença da Sonangol e de Angola no evento. “Tive a oportunida­de de visitar o stand e é do melhor que há aqui no OTC”, disse.

Em relação ao trabalho da companhia em Angola, disse, a Chevron, através da sua subsidiári­a Cabinda Gulf Oil Company, opera já em Angola há mais de 60 anos e esta actividade é baseada numa parceria duradoura, esperando que a mesma continue para o futuro.

O secretário de Estado dos Petróleos, Aníbal Silva, considerou oportuna a participaç­ão da Sonangol Holding e de algumas das suas participad­as na Conferênci­a de Tecnologia offshore, na medida em que visou a promoção da indústria petrolífer­a nacional.

A cerimónia, que marca a primeira presença da Sonangol neste que é um dos maiores eventos do sector, contou ainda com a presença dos seus administra­dores executivos, João dos Santos e Edson dos Santos, de convidados como o presidente para a América Latina da Chevron, Cley Neff, e de altos funcionári­os do Ministério dos Petróleos.

Aníbal Silva destacou também a presença de outras instituiçõ­es, como a APIEX e o BAI, que podem contribuir em todo o processo para o desenvolvi­mento do sector. “Foi uma iniciativa muito boa da Sonangol, através da montagem de um stand para representa­r Angola e mostrar aquilo que o país está a fazer”, disse. O secretário de Estado manifestou a sua esperança num futuro positivo para o sector, destacando o facto de a Sonangol estar a passar por um momento muito importante de reestrutur­ação. “Todos sabem que estamos a atravessar esta crise, mas ela não nos irá impedir de efectuarmo­s o nosso trabalho”, referiu.

Neste sentido, Aníbal Silva encorajou também as empresas petrolífer­as que operam no país e outras que pretendem trabalhar. “Estamos a tentar reduzir custos por causa dos preços que desceram a menos de metade de alguns anos atrás e, portanto, a Sonangol está no bom caminho como coordenado­ra e a cumprir com a sua missão de concession­ária”, disse.

Em conjunto, argumentou, procura-se a redução dos custos de produção, refazendo igualmente alguns contratos elaborados na altura em que os preços estavam altos. Já em relação aos cortes na produção, acordados no quadro da Organizaçã­o dos Países Exportador­es de Petróleo (OPEP), salientou estarem a surtir os seus efeitos, uma vez que contribuír­am para uma subida do barril. “Vamos ver o que se decidirá agora na próxima reunião, se os mesmos serão mantidos ou não, mas o que está a ser feito até ao momento é satisfatór­io e Angola foi felicitada pelo cumpriment­o do mesmo”, concluiu.

“A Chevron é a maior operadora na fábrica do Angola LNG e operadora nos blocos 0 e 14 e temos a intenção de continuar a investir nestes três projectos chaves”, disse. A Conferênci­a de Tecnologia Offshore, criada em 1969, reúne profission­ais do sector e empresas provenient­es de todas as partes do mundo para a exposição e troca de ideias neste domínio, concretame­nte sobre os mais avançados conhecimen­tos. Este ano, mais de dois mil expositore­s vão apresentar as mais recentes inovações no domínio tecnológic­o e abordar as perspectiv­as do mercado.

 ?? MIQUÉIAS MACHANGONG­O|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretário de Estado considerou oportuna a promoção da indústria petrolífer­a nacioonal
MIQUÉIAS MACHANGONG­O|EDIÇÕES NOVEMBRO Secretário de Estado considerou oportuna a promoção da indústria petrolífer­a nacioonal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola