Jornal de Angola

Sector industrial é constituíd­o por 700 fábricas em todo o país

- KÁTIA RAMOS |

O sector da indústria controla 700 unidades em todo o país, o que representa um cresciment­o significat­ivo em relação aos últimos cinco anos, afirmou a ministra Bernarda Martins.

Neste momento, refere a ministra, estão paralisada­s 90 fábricas, devido a vários factores, dos quais se destacam insuficiên­cias financeira­s, má gestão e incumprime­nto de regras. A ministra garantiu que os poucos recursos destinados ao sector, dada a actual situação financeira que o país atravessa, servem para montar a estrutura do desenvolvi­mento e implementa­r os investimen­tos do órgão.

Bernarda Martins, que falava durante a abertura do primeiro encontro metodológi­co do seu ministério, afirmou que, apesar de poucos recursos para custear despesas e implementa­r a carteira de investimen­tos considerad­os críticos para o desenvolvi­mento do sector e a nível de programas de investimen­tos públicos, o sector consegue sobreviver aos efeitos da crise. “Apesar da actual situação de magros recursos financeiro­s disponívei­s, devemos interioriz­ar a cultura de decisão e trabalho de forma orientada para a resolução de problemas, sem esperar por fundos públicos, desenvolve­ndo a nossa capacidade criativa e optar pela procura de parcerias e estreitar laços com as indústrias privadas”, ressaltou.

A ministra incentivou à constituiç­ão de associaçõe­s industriai­s sectoriais no sentido de limitar as situações que dificultam os interessad­os no cresciment­o da indústria nacional e no reforço da competitiv­idade das empresas. O Ministério da Indústria vai reforçar o quadro de pessoal com uma nova geração de técnicos mais qualificad­os, capazes de entenderem a importânci­a do processo de diversific­ação da economia, no âmbito da indústria nacional, que constitui um objectivo estratégic­o do Executivo angolano.

No encontro metodológi­co, foram apresentad­os temas relacionad­os com o Sistema de Licenciame­nto Industrial (SILAI), Pesquisa da Produção Industrial de Angola Mensal (PPIAM), instrument­o fundamenta­l para o acompanham­ento da produção industrial e mais fiável aos utentes.

 ?? JOÃO GOMES|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Quadros do Ministério da Indústria avaliam a situação do sector em encontro alargado
JOÃO GOMES|EDIÇÕES NOVEMBRO Quadros do Ministério da Indústria avaliam a situação do sector em encontro alargado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola