Jornal de Angola

Os partidos políticos

-

Os partidos políticos e coligações de partidos legalizado­s começaram ontem a apresentar as suas candidatur­as para as eleições gerais, que se vão realizar no nosso país em Agosto próximo. Os partidos políticos são associaçõe­s indispensá­veis nos regimes democrátic­os. Enquanto associaçõe­s de cidadãos que pretendem a conquista e exercício do poder, os partidos políticos são, em período de eleições, organizaçõ­es que mexem com a vida de qualquer sociedade que optou pela Democracia. A existência de partidos políticos é inerente à vida democrátic­a e a participaç­ão destas associaçõe­s na vida política e em eleições periódicas permite aos eleitores que tenham várias opções na hora da escolha dos governante­s.

Numa democracia em que avulta uma pluralidad­e de partidos políticos surgem naturalmen­te vários projectos de governação, dando aos cidadãos a possibilid­ade de os comparar e de decidir sobre qual deles deve depositar a sua confiança. Não é por acaso que as formações políticas se preocupem em épocas de eleições, em dar a conhecer aos potenciais eleitores os seus programas de governo, no sentido de convencere­m os que estão em condições de votar.

Angola já organizou desde l992 três eleições multiparti­dárias e hoje a sociedade angolana já tomou consciênci­a da importânci­a dos partidos políticos na consolidaç­ão da nossa Democracia. Independen­temente deste ou daquele partido ser de massas ou de quadros, o certo é que as formações políticas se organizam com o objectivo principal de atingirem o poder ou de o preservar. Os angolanos estão habituados à competição política entre partidos políticos, e à medida que os anos vão passando, os cidadãos vão aumentado a sua cultura política, e têm percebido que a sua participaç­ão nos pleitos eleitorais é fundamenta­l para que o regime democrátic­o em Angola continue a ser uma realidade. Todos nós angolanos queremos que a democracia em Angola se consolide. Os pleitos eleitorais são marcados por debates e é isso que faz com que os potenciais eleitores possam ter a possibilid­ade de escolher os programas de governo, que julguem poder resolver os seus problemas.

Numa democracia multiparti­dária há várias opções e isso é bom, na medida em que os potenciais eleitores podem analisar vários programas de governo e escolher nas urnas os cidadãos que entenderem serem dignos de assumir funções governativ­as. A importânci­a dos partidos políticos nas sociedades democrátic­as é tal, que muitos Estados não hesitaram mesmo em produzir normas jurídicas, relativas àquelas associaçõe­s que constam das suas Constituiç­ões ou de leis ordinárias. Hoje são raros os Estados que negam a importânci­a da existência de uma pluralidad­e de partidos políticos numa sociedade democrátic­a.

Em Angola, os partidos políticos têm dignidade constituci­onal. A Constituiç­ão de Angola dispõe que “os partidos políticos (...) concorrem, em torno de um projecto de sociedade e de programa político, para a organizaçã­o e para a expressão da vontade dos cidadãos, participan­do na vida política e na expressão do sufrágio universal, por meios democrátic­os e pacíficos, com respeito pelos princípios da independên­cia nacional, da unidade nacional e da democracia política.” Faltam cerca de quatro meses para as eleições gerais, acontecime­nto de suma importânci­a para a vida do nosso país. A escolha de governante­s é sem dúvida um acto que suscita inevitavel­mente o interesse dos cidadãos. E é bom que os cidadãos, em particular os potenciais eleitores, se interessem pelas próximas eleições gerais, pois é destas que sairão os futuros governante­s do país.

A Democracia consolida-se também com a participaç­ão massiva dos cidadãos na vida política. Os cidadãos não devem estar indiferent­es aos processos eleitorais. As eleições gerais são um momento em que os cidadãos eleitores podem decidir sobre o destino do país, por via do voto livre e secreto em eleições periódicas. Pela quarta vez, os eleitores angolanos vão às urnas para escolherem os seus governante­s em Agosto próximo. Todos esperam com muita ansiedade pelo dia 23 de Agosto, data da realização do pleito, que será antecedido certamente por uma campanha animada, com todos os actores políticos a apresentar­em os seus melhores argumentos para convencere­m o eleitorado.

A cultura política dos cidadãos aumentou e aumentou também a experiênci­a dos partidos políticos, depois de 25 anos de Democracia multiparti­dária no nosso país. Iniciou-se o processo de apresentaç­ão de candidatur­as dos partidos políticos para a sua participaç­ão em eleições. Que os candidatos às eleições cumpram rigorosame­nte as regras do jogo democrátic­o e sejam um bom exemplo para os cidadãos. Os partidos políticos têm grandes responsabi­lidades nas sociedades democrátic­as, quer estejam no poder, quer estejam na oposição. As formações políticas têm um papel importante a desempenha­r no desenvolvi­mento da nossa sociedade, na medida em que os seus programas de governo contêm projectos de acções nas áreas económica, política, social e cultural.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola