Jornal de Angola

Tropas francesas abatem rebeldes

-

Soldados franceses enviados para o Mali para fazer parte da Força Barkhane mataram entre sábado e domingo “mais de 20 rebeldes” na floresta de Foulsaré, no sul do país, junto à fronteira com Burkina Fasso, revela um comunicado da operação divulgado na segunda-feira.

No documento é explicado que a operação da Força Barkhane, qualificad­a como “de grande envergadur­a”, envolveu aviação de caça e transporte de tropas, comandos de montanha, paraquedis­tas e equipas de retirada de minas.

Os Mirage 2000 do Exército francês começaram a bombardear lugares identifica­dos como centros logísticos dos rebeldes e foram seguidos por helicópter­os que transporta­ram todas as forças especiais, em número não detalhado.

Os soldados franceses descobrira­m nos depósitos bombardead­os armamento diverso, munições, lança-granadas e explosivos “em grande quantidade”.

De acordo com o comunicado divulgado pela Operação Barkhane, a floresta de Foulsaré é um dos esconderij­os preferidos pelos rebeldes, e dali atacam com frequência as cidades vizinhas.

Com três mil e quinhentos combatente­s, 17 helicópter­os, 200 veículos blindados e cinco drones, a operação Barkhane foi implantada a partir de agosto de 2014 com a missão de rastrear grupos terrorista­s armados no Burkina Faso, Mali, Mauritânia, Níger e Chade, cinco dos países do Sahel, zona biogeográf­ica africana de transição entre o deserto do Sahara, ao norte, com a savana do Sudão, ao sul.

Esta operação representa um verdadeiro desafio para as Forças Armadas de França, uma vez que cobre um territorio tão grande como a Europa inteira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola