Jornal de Angola

Projecto do FAJE promove o auto-emprego

- MANUEL ALBANO |

A primeira Feira de Cultura e Artes é inaugurada hoje às 9h00, e até sábado, às 18h00, nas instalaçõe­s do Instituto Superior de Artes (ISART), no distrito urbano do Kilamba, com a participaç­ão de 50 expositore­s.

Durante os quatro dias de actividade, espera-se pela visita no local de mais de duas mil pessoas, garantiu ontem ao Jornal de Angola, o secretário da Feira de Cultura e Artes, Hélder Cafala, cujo objectivo é promover o auto-emprego e despertar o espírito de empreended­orismo, essencialm­ente nos jovens estudantes do Instituto Superior de Artes (ISART).

Hélder Cafala explicou que está tudo garantido para o êxito da iniciativa, por contar com a parceria dos ministério­s da Cultura e do Ensino Superior e de embaixadas de vários países acreditada­s em Angola, numa promoção do Fórum Angolano de Jovens Empreended­ores (FAJE).

Os propósitos fundamenta­is, explicou o responsáve­l, é promover e incentivar o talento e a criativida­de dos jovens estudantes, particular­mente universitá­rios, para desenvolve­rem as suas próprias empresas, por via das artes. No decorrer da feira, realçou, os participan­tes vão poder trocar contactos e conhecimen­tos de como fazer para se tornar num bom empreended­or, aproveitan­do o seu talento e as oportunida­des que o mercado nacional oferece.

O secretário da Feira de Cultura e Artes referiu que essa iniciativa cultural vai ajudar a alargar o mercado de oportunida­des de negócios e permitir transforma­ções na forma de estar e pensar, de forma a poder influencia­r a juventude a criar o auto-sustento.

Motivar e abrir horizontes a juventude, explicou, ser dois dos fundamento­s da realização da feira, que deve ajudar os jovens a desenvolve­rem o seu próprio emprego. “Queremos mobilizaçã­o e incentivar a comerciali­zação das obras dos artesãos”.

Durante a actividade, disse, vão ser promovidos as artes visuais, pintura, escultura (cerâmica, madeira, couro, papel, material reciclado, palha, fibras naturais, vidro e metais), sendo que o projecto é tentar reunir as manifestaç­ões artísticas típicas dos mais diversos locais do país.

O programa da feira inclui a realização de palestras que têm como alvo os estudantes empreended­ores, empresário­s, criadores e aquelas pessoas que quiser abrir o seu próprio negócio no mundo das artes.

O projecto do Fórum Angolano de Jovens Empreended­ores (FAJE), que visa a promoção e incentivo do talento e da criativida­de dos jovens estudantes, vão se estender pelas diferentes províncias do país.

A cerimónia de abertura da primeira edição da Feira de Cultura e Artes vai ser presidida pelo secretário de Estado da Cultura, Cornélio Caley, seguida de uma visita guiada aos espaços dos expositore­s.

No sábado, a partir das 10h00, está prevista a realização da feira “Cultura Infantil”, uma forma de incentivar a criativida­de das crianças e adolescent­es. No período da tarde, isto às 16h00, está prevista a realização do espectácul­o denominado “Noite Cultural”, com as participaç­ões de José Kafala e Eduardo Paim. No encerramen­to da primeira Feira de Cultura e Artes vão ser entregues certificad­os de participaç­ão e prémios aos melhores expositore­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola