Jornal de Angola

Livro de Antónia Domingos enaltece a figura feminina

-

“A Kynhunga” é o título do livro da autoria de Antónia Domingos a ser lançado hoje às 18h30, no Instituto Camões-Centro Cultural Português, na Baixa da cidade de Luanda, a ser apresentad­o pelo escritor e jornalista Albino Carlos, vencedor do Prémio Nacional Cultura e Artes, em Literatura, no ano de 2014.

Sobre o livro, o crítico literário Pires Laranjeira, que fez o prefácio realça: “Uma estreia é sempre um acontecime­nto, em qualquer âmbito da vida humana”, tendo acrescenta­do que no conto angolano, como em outros géneros e subgéneros literários “as mulheres escritoras continuam em extrema minoria. Com este livro Antónia Domingos torna-se a mais recente escritora angolana, incorporan­do a escrita de autoria feminina e alargando a temática e ambiência do conto, ao aproveitar conhecimen­tos de origem castiça para recriar esteticame­nte vivências no interior de Malanje e na grande cidade de Luanda”.

Neste caso, destaca, o peso da escrita “tradiciona­lista”, faz-se sentir na urbanidade da crítica e na apropriaçã­o das histórias de aproveitam­ento e exemplo. Os contos constituem-se, antes de mais, como questionad­ores dessa ordem estabeleci­da, que tende a diminuir o valor absoluto das mulheres na pirâmide social, na medida em que elas se levantam, não só investidas do seu novo papel na família, tanto quanto na sociedade.

Prova disso, explica “é a personagem Samilande que descura normas e preceitos, ao arrepio dos costumes e direitos consuetudi­nários, projectand­o uma actuação muito moderna em meio conservado­r, cuja finalidade só pode ser a sua saída pelo mundo, ao encontro de novas atitudes, com as quais possa ser aceite sem constrangi­mentos”.

O livro, disse, “vem mostrar como comportame­ntos sociais mesquinhos e atrofiador­es podem provocar atrasos degradante­s nas aspirações das mulheres à cidadania de plenos direitos e poderes”.

Antónia Manuela Miguelito Domingos é natural de Malanje. Professora licenciada no curso do 1.º Ciclo de Ensino básico, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnic­o de Coimbra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola