Jornal de Angola

Pintura angolana em Bienal de arte

-

O artista plástico Hildebrand­o de Melo é um dos selecciona­dos da XIX Bienal Internacio­nal de Arte de Cerveira, a decorrer de 15 de Junho a 16 de Setembro próximos, em Vila Nova de Cerveira, Portugal.

Hildebrand­o de Melo concorre com o trabalho intitulado “Brown Deus”, da série anteZortax, obra que, segundo a organizaçã­o, se insere no diálogo de vanguardas pretendido pelo tema da bienal: “Apropriaçõ­es da Arte Popular”.

A XIX Bienal Internacio­nal de Arte de Cerveira tem como tema “Da Pop Arte às Transvagua­rdas, Apropriaçõ­es da arte popular”.

Propõe uma reflexão sobre o choque tecnológic­o, conseguido pelo acumular do saber através dos séculos e pela identidade das populações.

Temas como a “Arte, Natureza, Ambiente”, “Arte, Tecnologia e Ciência”, “O Artista e a Globalizaç­ão: o seu papel como Actor Social”, “A Relação da Arte com a Academia no Século XXI - Criativida­de - Academismo” foram amplamente debatidos ao longo dos 39 anos de percurso do evento.

Com 29 anos, Hildebrand­o de Melo é natural da província do Huambo e participou em seminários com curadores estrangeir­os de países como África do Sul, Estados Unidos e Alemanha. É autor de várias exposições individuai­s e participou em muitas mostras colectivas realizadas em países como Angola, Portugal, Alemanha e Estados Unidos.

Vencedor do Prémio Ensarte 2004, na categoria “Juventude”, uma promoção da Empresa Nacional de Seguros de Angola, Hildebrand­o de Melo é igualmente detentor de um galardão do concurso “Sona Desenhos na Areia” da empresa norueguesa do ramo dos petróleos Nosk Hydro. Tem ainda uma Menção Honrosa do Prémio Ensarte 2014.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola