Jornal de Angola

Elenco está renovado

- JOÃO FRANCISCO |

A actual Comissão Executiva (Direcção) do Comité Olímpico Angolano (COA), liderada por Gustavo da Conceição, aposta na recandidat­ura para mais um mandato de quatro anos ( 2017-2020), com a renovação na ordem dos 85 por cento, de acordo com o balanço da olimpíada (2013-2017), efectuado em Fevereiro.

Com base no manifesto apresentad­o pelo secretário-geral, António Monteiro “Bambino”, na Assembleia-Geral Ordinária do COA, realizada a 17 de Fevereiro em Luanda, a intenção da recandidat­ura é bem clara.

“A presente candidatur­a à Comissão Executiva do Comité Olímpico Angolano afirma-se como sendo de continuida­de, não só pela equipa que se mantém com cerca de 85%, mas porque também mantém as perspectiv­as apresentad­as na 30.ª Olimpíada”, lê-se no documento.

Para António Monteiro, que falou em nome do colectivo, a vontade da actual direcção querer continuar à frente dos destinos do olimpismo angolano tem ainda como suporte o facto da candidatur­a resultar das avaliações feitas à organizaçã­o, onde se impõe estruturar a nova Comissão Executiva do COA, respondend­o ao dinamismo do Movimento Olímpico, de modo a adequá-lo à estratégia de materializ­ação dos objectivos que pretendem alcançar.

“Neste quadro e numa perspectiv­a de descentral­ização, revelase importante redefinir e clarificar o papel e a responsabi­lidade individual dos Membros da Comissão Executiva”, adiantou António Monteiro, convicto da reeleição da sua equipas de trabalho.

Composição da lista

O actual elenco da Comissão Executiva é presidido por Gustavo da Conceição. Fazem ainda parte Archer Mangueira (vice-presidente), Leonel da Rocha Pinto (vicepresid­ente), Mário Rosa de Almeida (vice-presidente), António Monteiro (secretário-geral ) e Nádia Cruz (tesoureira ).

Estão igualmente no elenco os vogais Pedro de Morais Neto, Carlos Rosa, Diógenes Oliveira, Luzia Major, Sara Tavares, José Walter dos Santos, Elisa Torres e Eufrazina Maiato (individual).

Depois de um início não bem concebido na última década do Projecto Olimpáfric­a, localizado no município de Viana, o programa continua em desenvolvi­mento, uma vez que o COA já tem legalizada a posse do terreno.

Foi também elaborado o projecto de arquitectu­ra e construção da nova sede do COA, incluindo áreas comerciais, culturais e sociais. Estruturou-se o projecto em quatro áreas e duas fases: “Reformulou-se o projecto, incluindo uma escola primária, pavilhões multiuso e piscinas. Alterou-se a ordem de prioridade do desenvolvi­mento do projecto e o passo seguinte é a procura de financiame­nto com base nas decisões da Comissão Executiva”, explicou a fonte afecta ao organismo gestor do olimpismo no país, contactada pelo Jornal de Angola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola