Jornal de Angola

Comandante avalia prontidão

-

O comandante do Exército, general Gouveia João de Sá Miranda, está desde ontem no Cuando Cubango, para uma visita de quatro dias, para constatar o estado de prontidão das tropas, disciplina, coesão das unidades das FAA estacionad­as no sudeste de Angola.

No aeroporto Comandante Kwenha, na cidade de Menongue, o general Gouveia João de Sá Miranda foi recebido pelo governador da província, Pedro Mutindi, de quem recebeu informaçõe­s detalhadas sobre a situação política e social do Cuando Cubango.

De seguida, Gouveia João de Sá Miranda foi apresentad­o às tropas em parada, no quartel-general da quinta divisão de Infantaria da Região Militar Sul, como novo comandante do exército, em substituiç­ão do general Lúcio do Amaral, que foi nomeado para exercer as funções de secretário de Estado do Ministério de Assistênci­a e Reinserção Social. Gouveia João de Sá Miranda exigiu aos efectivos das FAA que estejam sempre preparados e prontos para defenderem o território nacional de qualquer tipo de ameaça externa ou interna, um valor, disse, “ao qual prestamos juramento desde o general, oficial superior, subalterno até ao soldado”. “Somos todos filhos do território nacional, do mesmo pai e da mesma mãe, sem o soldado o general não resolve nada e vice-versa e nesta senda temos de partir da consciênci­a, convívio harmonioso, recreação e respeito mútuo, para que se forme uma pirâmide virada para o desenvolvi­mento do país”, disse.

A deslocação ao Cuando Cubango se enquadra-se nas visitas às unidades militares com o objectivo de constatar como vivem as tropas e verificar o estado técnico dos quartéis e das várias infra-estruturas de apoio. Para o comandante do Exército, a situação operativa no país é estável e satisfatór­ia, visto que as tropas estão a cumprir a sua nobre missão de garantir a estabilida­de e a circulação de pessoas e bens, sem constrangi­mentos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola