Jornal de Angola

Ministério da Agricultur­a proíbe carnes brasileira­s

-

O Ministério da Agricultur­a confirmou ontem, ao Jornal de Angola, a proibição da importação de carne de 21 estabeleci­mentos brasileiro­s em investigaç­ão naquele país, na sequência de um despacho de 9 de Maio, noticiado ontem pela imprensa internacio­nal.

Em causa está o escândalo da carne adulterada por empresas brasileira­s, em investigaç­ão, por suspeitas de exportação de produto estragado com recurso a químicos, conhecido em Março e desde então, sob o controlo das autoridade­s em Angola.

No despacho assinado pelo ministro da Agricultur­a, Marcos Nhunga, refere-se que as autoridade­s brasileira­s confirmara­m “as referidas irregulari­dades” e interditar­am 21 estabeleci­mentos empresaria­is. Estas mesmas empresas foram proibidas de exportar carne para Angola, de acordo com este despacho, que ainda determina aos importador­es, a obrigatori­edade de inclusão do nome do produtor, no respectivo boletim.

“Os laboratóri­os nacionais de controlo de qualidade alimentar, sob coordenaçã­o do Instituto dos Serviços de Veterinári­a, devem proceder à análise e certificaç­ão de todas as mercadoria­s à chegada”, refere o despacho, que também define a necessidad­e de reforço das "actividade­s de inspecção e fiscalizaç­ão das carnes provenient­es da República Federativa do Brasil". Angola lançou no final de Março uma investigaç­ão às empresas que importaram carne adulterada do Brasil, numa acção imediata de controlo da situação.

A Polícia brasileira descobriu em Março que várias das principais empresas de carne do país, com a cumplicida­de de agentes públicos e gestores empresaria­is, utilizaram produtos químicos a um tipo de carnes que não cumpria os requisitos para exportação.

A imprensa internacio­nal levou o director dos Serviços de Veterinári­a de Luanda, Edgar Dombolo, a afirmar que foram colocadas equipas no terreno a fazer a recolha de dados sobre as importaçõe­s angolanas, não tendo sido divulgada qualquer situação anormal.

O responsáve­l referiu que Angola importa carne bovina, suína e de aves do Brasil, salientand­o que este caso merece ser urgentemen­te levado ao conhecimen­to público.

O Governo brasileiro atribuiu as irregulari­dades, a um delito de corrupção. A certificaç­ão de produtos adulterado­s foi obtida através de subornos – e não devido a um problema de saúde pública ou falta de controlo sanitário.

 ??  ??
 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Carne brasileira contém irregulari­dades
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO Carne brasileira contém irregulari­dades

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola