Jornal de Angola

Espaço Aplauso no Sequele recebe espectácul­o de teatro

- ROQUE SILVA |

O colectivo Henrique Artes apresenta hoje e amanhã, às 20h00, no Espaço Aplausos, localizado no distrito urbano do Sequele, em Cacuaco, o espectácul­o de teatro “Hotel Komarka”.

Apresentaç­ão do espectácul­o, distinguid­o em vários prémios internacio­nais e nacionais, enquadra-se nas celebraçõe­s do 10º aniversári­o, desde a sua estreia, a 27 de Abril de 2007.

“Hotel Komarka” é a proposta dramática para este fim-de-semana para os moradores daquela circunscri­ção, depois de ter sido exibida igualmente na Casa das Artes, em Talatona, numa digressão pela década de sucesso devido aos prémios: Revelação do Festival Internacio­nal de Teatro de Língua Portuguesa (FESTLP), em 2011, no Rio de Janeiro e Melhor Espectácul­o no Festival Internacio­nal do Cazenga.

Os troféus conquistad­os forçaram ao convite no Festival de Mindelo, em São Vicente (Cabo Verde), no Festival de Amostra Latino-americana de Piauí, em São Paulo (Brasil), e na Mostra Internacio­nal de Teatro (Mite), em Lisboa, depois da estreia internacio­nal no I Festival de Artes do Elinga Teatro, em 2008.

A peça, uma comédia aliada à tragédia, com direcção e encenação de Flávio Ferrão e iluminação de António Calitoso, retrata a história de oito reclusos, sendo sete homens e uma mulher, que lutam para se evadirem da cadeia, embora estejam cientes das dificuldad­es que a missão lhes impõe, temendo represália­s dos seguranças.

Chefia, Boy Toy, Chumbo, Tele Tubbie, Tadeu, Cafetão, Turbo e Jurema tentam desrespeit­ar as regras e montam um esquema para tentar escapar da cadeia, depois de cumpridos mais de 20 anos.

Momentos de emoção, tristeza, sonho, alegria e sobretudo o desejo de liberdade por vias incorrecta­s é o que narra o espectácul­o de 1h40, no qual os papéis são representa­dos pelos actores Adilson Vunge, Benjamim Ferrão, Leandro Alfredo, Samuel Viegas, Raul Lourenço, José Marias Fernande, Ailton Silvério e Naed Branco.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola