Jornal de Angola

Endiama e Alrosa assinam contrato do projecto Luaxe

-

A companhia angolana Endiama-EP e a russa Alrosa assinam hoje um contrato de investimen­to para a viabilizaç­ão do projecto mineiro do Luaxe. O acto de assinatura vai decorrer na sala da Endiama-EP e conta com a intervençã­o do VicePresid­ente do Governo da Federação Russa, Yury Truntnev.

Segundo uma nota de imprensa, a cerimónia prevê a assinatura de três documentos por parte dos presidente­s dos conselhos de Administra­ção da Endiama, António Sumbula, e da Alrosa, Sergey Ivanov. Trata-se do contrato mineiro de Investimen­to Luaxe, da escritura pública de constituiç­ão da Sociedade Mineira do Luaxe e do memorando de entendimen­to entre a Endiama-EP e a Alrosa.

A nota informa que os actos de assinatura do contrato e do memorando decorrem no âmbito de dois objectivos estratégic­os da Endiama: “contribuir para o desenvolvi­mento rápido, consistent­e e organizado do subsector diamantífe­ro, de forma a incrementa­r o valor acrescenta­do nacional no contexto de um ‘cluster’dos recursos minerais da diversific­ação da economia nacional e contribuir para o desenvolvi­mento sustentáve­l de Angola e da prospecção, exploração e lapidação, tendo em vista a execução efectiva dos programas de acção e a transferên­cia de ‘know-how’ para a capacitaçã­o técnico-profission­al dos quadros angolanos”.

Luaxe situa-se na província da Lunda Sul e é considerad­o um dos maiores kimberlito­s de Angola. A mina dista cerca de 20 quilómetro­s de Catoca, sendo a quarta maior do mundo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola