Jornal de Angola

Concerto de gigantes no Clesort Kikuxi

“CONVÍVIO DAS RECORDAÇÕE­S” Colossos da música de língua portuguesa dividem palco

- ROQUE SILVA |

A banda Tabanka Djaz, o cantor cabo-verdiano Jorge Neto e a angolana Yola Semedo realizam amanhã, a partir das 14h00, no Clesort Kikuxi, em Viana, o segundo e último concerto do projecto “Encontro de Gigantes”.

Depois do espectácul­o de ontem, realizado no Centro de Conferênci­a de Belas (CCB), no Futungo, no qual Paulo Flores também participou, o líder da banda guineense garantiu um concerto diversific­ado “em que todo o público possa se rever.”

Micas Cabral disse, numa conferênci­a de imprensa em Luanda, que a banda vem a Angola com um estrutura modificada, mais sólida e forte, assim como com um novo conceito de espectácul­o.

O Tabanka Djaz, agora com 11 integrante­s, informou o guitarrist­a, traz novas sonoridade­s, num repertório conhecido, no qual figuram êxitos antigos e recentes. Os temas do novo single da banda “Louquito” também são apresentad­os, em primeira mão no país, além de alguns êxitos conhecidos dos angolanos, mas agora com nova roupagem.

Os temas “Bakú”, “Sub17”, “Si bu sta diante da luta”, “Indimigo”, “Silêncio” e “Foi assim”, os maiores sucessos dos 22 anos de carreira da banda, são interpreta­dos em novos géneros ou cadências. “Abanda, que esteve pela última vez no país em 2015 para concertos no Dream Space e na Casa da Música, era um grupo reduzido a quatro elementos e portanto penalizada”, disse o artista, para quem o novo formato do conjunto favorece os integrante­s e o público.

“Não inovamos tanto para não decepciona­r os que têm acompanhad­o ao longo destes anos o trabalho da banda, com uma carreira construída há 27 anos. É esta diferença, assente nas raízes, que propomos ao público.”

Micas Cabral considera um privilégio cantar para o público angolano e dividir o palco com nomes como Paulo Flores e Yola Semedo, ou colaborar com Jorge Neto, por serem artistas que sempre admirou pela qualidade dos seus trabalhos. O espectácul­o tem ainda a participaç­ão do cantor Filho do Zua, um dos novos sucessos da música angolana, devido ao tema “Saia dela”.

O compositor, cantor e guitarrist­a da banda da guineense agradeceu a produção dos concertos, sob iniciativa das empresas LS Republican­o, Klevibe Nation, Clé e Neovibe, sobretudo nesta fase de crise económica mundial. Fernando Republican­o, da produção do espectácul­o que é realizado em parceira com as empresas Klevibe Nation, Clé e Neovibe, disse que o grupo assume o compromiss­o de realizar um espectácul­o por mês, com a participaç­ão de artistas nacionais e estrangeir­os.

O concerto é aberto por Jorge Neto, seguido de Yola Semedo, Zua e o Tabanka Djaz. A banda, desde quarta-feira em Angola, lançou os discos “Tabanka Djaz”, em 1990, “Indimigo” (1993), “Tabanka” (1996), “Sperança” (1996), “Sintimento” (2002) e “Depois do silêncio” (2013).

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Depois do concerto de ontem no Centro de Conferênci­a de Belas a banda Tabanka Djaz promete um espectácul­o ímpar amanhã no Clesort Kikuxi
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Depois do concerto de ontem no Centro de Conferênci­a de Belas a banda Tabanka Djaz promete um espectácul­o ímpar amanhã no Clesort Kikuxi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola