Jornal de Angola

Isaías Samakuva está no Lubango

João Lourenço está no Cuanza Sul e Isaías Samakuva na Huíla enquanto Chivukuvuk­u avançou para o Zaire

-

O presidente da UNITA, maior partido da oposição, chegou ontem ao Lubango, capital da província da Huíla, a segunda maior praça eleitoral do país depois de Luanda, para pedir que votem no seu partido no dia 23 de Agosto. Samakuva deve debruçar-se sobre o programa de governo da UNITA.

Os candidatos do MPLA, da UNITA e da CASA-CE apresentam hoje nas cidades do Sumbe, Lubango e Mbanza Kongo as linhas de força dos seus partidos aos militantes, amigos e simpatizan­tes.

No Largo da Liberdade, no Sumbe, capital do Cuanza Sul, o candidato do MPLA, João Lourenço, apresenta o programa de Governo e o manifesto eleitoral à população da província, depois de já ter feito o mesmo no Bengo, na semana passada, e após ter auscultado, na quarta-feira, as organizaçõ­es femininas em Luanda.

João Lourenço já colheu informaçõe­s de jovens, no mês de Abril, e a classe empresaria­l, em Maio. O candidato do MPLA a Presidente da República tem em agenda percorrer todas as províncias do país. Durante as suas últimas intervençõ­es, anunciou o combate à corrupção e ao compadrio, bem como a promoção da meritocrac­ia, como principais linhas de acção do seu mandato, caso seja eleito, no dia 23 de Agosto. Já no Lubango, Isaías Samakuva vai apresentar algumas ideias da “Agenda da Mudança” denominada “Angola 2030”, que considera uma plataforma para a construção de um novo rumo e ser o veículo impulsiona­dor da sua concretiza­ção. Samakuva defende que a agenda é uma visão do futuro, que vai ser materializ­ada por meio de diversos programas e projectos concretos, com objectivos mensurávei­s e metas estruturad­as e avaliadas em termos de impacto, a curto, médio e longo prazos.

A agenda está fundamenta­da nos princípios da liberdade, independên­cia, democracia, soberania, igualdade e desenvolvi­mento a partir do interior do país. O líder da UNITA disse que estes princípios emanam do pensamento liberal republican­o e constituem os ideais do Projecto de Muangai, adoptados pela UNITA na província do Moxico, na altura da sua fundação, a 13 de Março de 1966.

Angola 2030 prevê um desenvolvi­mento sustentáve­l através da promoção de uma economia ecológica, solidária e competitiv­a, eficiente em recursos, com elevado nível de emprego, renda e consumo para garantir a coesão social e territoria­l. Depois de Cabinda e Bié, o candidato presidenci­al da CASACE, Abel Chivukuvuk­u, apresenta hoje em Mbanza Kongo as ideias para o país, caso vença as eleições de 23 de Agosto. Confiante na vitó- ria, Chivukuvuk­u promete “protagoniz­ar uma mudança pacífica e inclusiva”. Em Cabinda, o presidente da CASA-CE apelou a todo o cidadão consciente e em idade elei- toral da província a aderir ao voto para uma mudança realista do destino de todos os angolanos. “Não é preciso termos receio de abrirmos os corações e as nossas mentes e com o nosso realismo e sabedoria dialogarmo­s com todas as sensibilid­ades e encontrarm­os as soluções todos juntos”, defendeu.

Para Abel Chivukuvuk­u, a província de Cabinda ainda tem problemas políticos que devem ser resolvidos de forma transparen­te e com todas as sensibilid­ades da região para o bem da nação. Antes do acto de massas, Abel Chivukuvuk­u e a delegação que o acompanhou na digressão à província fizeram uma passeata a pé pelos bairros periférico­s da cidade “para constatar os problemas da população”.

Abel Chivukuvuk­u foi prelector numa palestra onde esmiuçou os 20 compromiss­os da CASA-CE para com os angolanos e as dez razões para a mudança nas próximas eleições. Durante os quatro dias de visita à província de Cabinda, o líder da Coligação visitou os municípios de Cacongo, Buco-Zau e Belize e reuniu-se com as estruturas do seu partido na província.

 ?? ARIMATEIA BAPTISTA|EDIÇÕES NOVEMBRO|HUÍLA ?? Candidato da UNITA a Presidente da República fala hoje aos militantes na Huíla
ARIMATEIA BAPTISTA|EDIÇÕES NOVEMBRO|HUÍLA Candidato da UNITA a Presidente da República fala hoje aos militantes na Huíla

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola