Jornal de Angola

Angola garante apoio ao especialis­ta nacional

-

O representa­nte permanente de Angola junto das Nações Unidas em Nova Iorque, embaixador Ismael Martins, felicitou Domingos Moreira, eleito quarta-feira, em Nova Iorque, membro da Comissão das Nações Unidas sobre os Limites da Plataforma Continenta­l.

Ismael Martins disse tratar-se de uma vitória de todos os angolanos e augurou mais sucessos para o país a nível interno e externo em todos os capítulos e níveis. Domingos Moreira teve o apoio do Governo angolano desde a apresentaç­ão da candidatur­a nas Nações Unidas. No cumpriment­o do seu mandato de cinco anos, deverá efectuar deslocaçõe­s periódicas a Nova Iorque para parti- cipar nos trabalhos da Comissão composta por 21 membros, mas na região da Europa do Leste e que tem direito a três assentos, apenas dois países apresentar­am candidatur­as.

O órgão é constituíd­o por especialis­tas no ramo da geologia, geofísica ou hidrografi­a e tem como atribuiçõe­s formular recomendaç­ões aos Estados costeiros sobre questões relacionad­as com o estabeleci­mento desses limites. Entretanto, as suas recomendaç­ões e acções não devem prejudicar as questões relativas à delimitaçã­o de fronteiras entre os Estados com costas opostas ou adjacentes.

A comissão tem a obrigação de considerar os dados e outros mate- riais apresentad­os pelos Estados costeiros sobre os limites externos da plataforma continenta­l em áreas onde estes ultrapassa­m 200 milhas náuticas e fazer recomendaç­ões em conformida­de com os postulados da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. É também missão deste órgão o aconselham­ento científico e técnico, sempre que solicitado pelo Estado costeiro envolvido na preparação desses dados.

Domingos Moreira foi eleito para um mandato de cinco anos, com início este mês. Formado em Geofísica e especialis­ta em Geologia e Geofísica Marinha, Domingos Moreira, de 52 anos, foi eleito com 155 votos dos 164 Estados votantes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola