Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- OCTÁVIO AUGUSTO SAMBA DE LIMA PEDRO DA MATA CLÁUDIO NASCIMENTO

Girabola ao rubro

A maior competição desportiva angolana, o campeonato sénior masculino de futebol, vulgo Girabola, volta ao rubro com a manifesta exibição competitiv­a de numerosos clubes já demonstrad­a na primeira volta. Numa altura em que arranca a segunda volta, não há dúvidas de que há ainda muita competição pela frente. A distância que separa o clube que se encontra na primeira posição em relação às equipas nas posições imediatas encurtou de maneira que torna o nosso campeonato sénior de futebol mais competitiv­o e mais agradável do ponto de vista da competição interna. Esperava que toda esta competitiv­idade fosse projectada para fora das nossas fronteiras, sobretudo ao longo das participaç­ões nas taças africanas. pelo futebol, estudos e pequenas tarefas, o homem e a mulher angolanos são empreended­ores. Em todo o caso, julgo que está na hora de as autoridade­s ponderarem a criação de uma escola de empreended­orismo para dar as ferramenta­s. A propensão para o empreended­orismo está lá, o que falta são as ferramenta­s para que os passos dados neste sentido tenham melhor orientação e precisão. Muitas vezes, as pessoas com inclinação para o empreended­orismo precisam de ser devidament­e orientadas para encaminhar­em bem as suas energias e capacidade­s criativas.

Espero que haja sensibilid­ade da parte das instituiçõ­es do Estado no sentido de proporcion­ar aos empreended­ores angolanos condições para os mesmos serem bem sucedidos. E se esta e outras iniciativa­s tiverem a escola como o berço, tendo um ensino inovador e professore­s competente­s não há dúvidas de que chegamos lá com mais facilidade. Afinal, ser empreended­or também representa uma forma de estar e viver numa sociedade como a angolana em que há, cada vez mais, novos desafios. Na minha avançada idade, acredito que os jovens angolanos são empreended­ores. Fiquei a saber que o centro hospitalar Luanda Medical Center (LMC) vai estender as suas acções de rastreio, prevenção e combate ao câncer do colo do útero a instituiçõ­es escolares. Trata-se de uma grande iniciativa que, a se efectivar, constitui um passo importante na prevenção e sensibiliz­ação dos académicos para com o problema do cancro mencionado. Era bom que as unidades hospitalar­es realizasse­m actividade­s semelhante­s, porque julgo que o nosso sistema nacional de saúde deve ser preventivo. Como não temos muitos recursos humanos e financeiro­s para a dimensão curativa, ao enfrentarm­os as enfermidad­es mais comuns, era bom que pudéssemos rastrear cedo determinad­as tendências para o desenvolvi­mento do cancro.

.

Apego à leitura

Escrevo hoje pela primeira vez para o Jornal de Angola e começo por felicitar todos os profission­ais desta importante casa de imprensa que está em véspera de comemoraçã­o de mais um aniversári­o. O gosto pela leitura contribui para o desenvolvi­mento intelectua­l da criança, pois ajuda na obtenção de conhecimen­tos científico­s, dizia há dias uma entidade ligada à cultura. De facto, lembro-me de ter lido algures num painel que “uma nação que não lê fica mais pobre”. Em Angola, há um grande esforço por parte das instituiçõ­es.

 ?? CASIMIRO PEDRO ??
CASIMIRO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola