Jornal de Angola

Nações Unidas elogiam militares da Guiné-Bissau

-

O presidente do Comité de Sanções da ONU, Elbio Roselli, destacou, na quinta-feira, o comportame­nto “exemplar” dos militares da Guiné-Bissau visados com sanções das Nações Unidas e sublinhou que vai transmitir as informaçõe­s ao Conselho de Segurança, quando o órgão voltar a reunir para avaliar a situação no país.

“Tivemos uma conversa muito sincera e muito directa. Os militares têm um comportame­nto exemplar, perfeito, é uma questão para se ter em atenção”, afirmou.

Questionad­o pelos jornalista­s sobre um eventual levantamen­to das sanções, Elbio Roselli explicou que não podia dizer nada sobre o assunto, sublinhand­o que vai transmitir as “informaçõe­s” recolhidas ao Comité das Sanções e ao Conselho de Segurança da ONU para avaliação.

O presidente do Comité de Sanções das Nações Unidas chegou na terça-feira à Guiné-Bissau para analisar o impacto das sanções impostas a vários militares guineenses, em 2012, e a evolução da situação política no país.

Em Maio de 2012, na sequência do golpe de Estado, o Conselho de Segurança da ONU aplicou sanções aos responsáve­is envolvidos na alteração da ordem constituci­onal, nomeadamen­te os generais António Indjai, Mamadu Turé, Estêvão na Mena, e Ibraima Camará e o tenente-coronel Daba Naualma.

Elbio Roselli terminou quintafeir­a a visita ao país com um encontro com o Chefe de Estado guineense, José Mário Vaz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola