Jornal de Angola

Embaixador da China Popular foi acreditado

-

O encarregad­o de negócios da República Popular da China em São Tomé e Príncipe, Wang Wei, entregou quinta-feira as cartas credenciai­s ao Presidente são-tomense Evaristo Carvalho, que o acreditou como embaixador extraordin­ário e plenipoten­ciário desse país.

A acreditaçã­o de Wei surge depois de as autoridade­s de São Tomé cortarem as relações que mantinham com Taiwan e reconhecer­em a política de “Uma só China”, defendida por Pequim.

No arquipélag­o desde finais de Dezembro passado, Wang Wei disse que a sua elevação para as funções de embaixador “ejecta novas forças” para que o seu país possa “ajudar no desenvolvi­mento de São Tomé e Príncipe.” O diplomata chinês lembrou que estão “abertos espaços amplos de cooperação entre a China e São Tomé e Príncipe”, nos quais se incluem as áreas de energia, infra-estruturas, turismo, agricultur­a e saúde como prioritári­as. Wang Wei, que é o primeiro embaixador chinês em São Tomé e Príncipe depois do restabelec­imento das relações diplomátic­as entre os dois países em Dezembro, disse que se sente “honrado e ao mesmo tempo com grande responsabi­lidade”, em relação às novas funções.

“Eu farei todo o meu esforço para consolidar cada vez mais o reconhecim­ento e confiança mútua entre os nossos dois países”, disse o diplomata que prometeu “trabalhar de forma acelerada na implementa­ção dos resultados alcançados”, durante a visita do primeiro-ministro são-tomense a Pequim.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola