Jornal de Angola

Carregamen­to de fertilizan­tes no porto

- LEONEL KASSANA |

Cerca de 29 mil toneladas de fertilizan­tes adquiridos por operadores económicos nacionais ao Marrocos chegaram ontem ao Porto de Luanda, para serem encaminhad­as para diferentes regiões agrícolas, sobretudo no Norte do país, com recurso a camiões para a sua transporta­ção.

A importação destes fertilizan­tes é resultado de um memorando assinado entre os governos de Angola e Marrocos, lembrou o ministro da Agricultur­a, que foi ao Porto de Luanda certificar-se da chegada do produto.Todos os meses, navios carregados com fertilizan­tes passam a escalar os portos angolanos, prevendo-se chegarem, até ao final do ano, às 150 mil toneladas, disse Marcos Nhunga.

O ministro referiu que a quantidade negociada com Marrocos representa dez vezes mais que as necessidad­es normalment­e adquiridas por Angola e acrescento­u que, com o stock existente, é possível aliviar os preços, sobretudo para os camponeses, um indicador “importantí­ssimo” para a produção agrícola.

Indicou que o carregamen­to representa um passo significat­ivo para tornar as áreas agrícolas mais produtivas e destacou o “bom preço” negociado com os marroquino­s.

Marcos Nhunga realçou que o envolvimen­to do Ministério da Agricultur­a no programa de importação de fertilizan­tes permite um preço competitiv­o e com reflexos para o consumidor final, nomeadamen­te os agricultor­es e camponeses. A empresa fornecedor­a, designada OCP, estabelece­u um preço de 330 dólares (cerca de 55 mil kwanzas) por tonelada com garantia de transporte até aos Portos de Luanda e Lobito, segundo a Unidade Técnica de Apoio ao Investimen­to Privado (UTAIP) no Ministério da Agricultur­a.

“Conseguimo­s, agora, com esses fertilizan­tes, sair de 35 mil kwanzas por saco de 50 quilos para 6.500, que é o preço que está a ser praticado agora no mercado”, sublinhou.A partir de Luanda, onde alguns im- portadores criaram centros logísticos, os fertilizan­tes são transporta­dos aos diferentes pontos de distribuiç­ão para os produtores.

No contexto da produção agrícola, a par das sementes, que representa um dos factores mais importante­s para assegurar com êxito a produção alimentar, a fertilidad­e dos solos, a nutrição e adubação são componente­s essenciais que são acautelado­s para permitir um sistema de produção eficiente, lembrou António Sozinho, da UTAIP do Ministério da Agricultur­a.

 ?? EDUARDO PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro da Agricultur­a (centro) esteve no Porto de Luanda a verificar a chegada dos fertilizan­tes
EDUARDO PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro da Agricultur­a (centro) esteve no Porto de Luanda a verificar a chegada dos fertilizan­tes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola