Jornal de Angola

Governo chinês reafirma apoio

-

A China “está disponível para apoiar o desenvolvi­mento sustentáve­l” de São Tomé e Príncipe, por via da cooperação nas áreas das “infra-estruturas, turismo e agricultur­a”, declarou o embaixador chinês Wang Wei, que iniciou na quinta-feira a sua missão diplomátic­a na capital do arquipélag­o.

No final da cerimónia de acreditaçã­o, Wang Wei sublinhou que “o Governo chinês está disposto a contribuir para a transforma­ção de São Tomé e Príncipe”.

O representa­nte de Pequim em São Tomé disse, referindo-se ao apoio financeiro de 146 milhões de dólares (24.338 milhões de kwanzas) que a China vai conceder ao país africano, que a doação será repartida em assistênci­a técnica e em investimen­to.

A doação foi anunciada há pouco mais de um mês pelo primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, após uma visita à China, onde rubricou o acordo geral de cooperação que inclui um perdão da dívida são-tomense estimada em 28 milhões de dólares (4.667 milhões de kwanzas).

Wang Wei, que já estava a exercer funções de Encarregad­o de Negócios em São Tomé e Príncipe, esteve anteriorme­nte colocado na embaixada da China no Brasil, em Angola e em Macau, além de ter exercido funções no Departamen­to da América Latina e das Caraíbas do Ministério das Relações Exteriores em Pequim.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola