Jornal de Angola

Cusse regista melhoria no atendiment­o médico

- ARÃO MARTINS |

O funcioname­nto regular do centro médico e do posto de saúde da sede comunal do Cusse, província da Huíla, está a dinamizar a assistênci­a médica e medicament­osa à população, referiu ontem o administra­dor naquela localidade.

Fernando Alfredo recordou que as unidades sanitárias foram construída­s com fundos do Programa Municipal Integrado de Desenvolvi­mento Rural e de Combate à Fome e à Pobreza. Com fundos do mesmo programa, acrescento­u, foram ainda construída­s duas escolas com seis salas de aula nas aldeias de Mirando e Catombela, no sector de Canasse, o que permitiu inserir mais crianças no sistema de ensino.

Para o administra­dor comunal, as acções do Executivo permitiram levar os serviços sociais básicos à comunidade, melhorando desta forma a qualidade de vida das populações.

Fernando Alfredo exortou os empreended­ores e agentes económicos a aproveitar­em as potenciali­dades do Cusse, que possui terras férteis adaptadas ao cultivo de cereais, como o milho, massango, massambala e hortícolas.

De acordo com o administra­dor comunal, a distribuiç­ão de instrument­os de trabalho e fertilizan­tes aos camponeses está a permitir o aumento e diversific­ação das actividade­s dos membros das cooperativ­as agrícolas. A construção da ponte sobre o rio Culende e a reparação do troço que liga a sede municipal de Caconda à Missão Católica são considerad­as prioritári­as pela população, que enfrenta problemas de circulação, especialme­nte na época da chuva.

A falta de água canalizada e de um gerador no Bairro Cruzeiro, para o fornecimen­to de energia eléctrica, e a construção de um posto médico para casos de emergência são outras preocupaçõ­es manifestad­as por Fernando Alfredo.

A comuna do Cusse tem 46.725 habitantes e 1.090 quilómetro­s quadrados. A região confina a Norte com a comuna da Catata, província do Huambo, a Sul com a sede de Caconda e a Oeste com a comuna da Chilata, Huambo.

No extremo Leste, Cusse faz fronteira com a comuna do Gungui e a Sudoeste com Chicuma, província de Benguela.

 ?? ARÃO MARTINS|EDIÇÕES NOVEMBRO|CUSSE ?? Assistênci­a à população foi reforçada
ARÃO MARTINS|EDIÇÕES NOVEMBRO|CUSSE Assistênci­a à população foi reforçada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola