Jornal de Angola

Dezenas de novos pontos de água em Caluquembe

- ARÃO MARTINS |

Um total de 33 pontos de água está a ser construído­s em toda a extensão do município de Caluquembe, na província da Huíla, num financiame­nto do Fundo Soberano Angolano, revelou ontem, ao o administra­dor local, José Arão Nataniel.

O administra­dor municipal de Caluquembe disse que a acção está a ser realizada em parceria com as autoridade­s locais e a organizaçã­o não governamen­tal “People in Need”.

Avançou que, entre 2012 e 2016, no quadro da implementa­ção dos programas virados ao bem-estar da população, foi construída na sede de Caluquembe uma estação de tratamento de água.

José Arão Nataniel considerou que a aprovação superior do contrato das obras, para a construção do novo sistema de abastecime­nto de água à sede municipal de Caluquembe, a partir do rio Qué, é um ganho que vai permitir aumentar o abastecime­nto à população e contribuir para a diminuição de doenças originadas pelo consumo do produto não tratado.

A construção de pontos de água nas localidade­s de Mumue, Cussesse, Gando, Vila Branca, Cahãla, Chaunje, Cacomba, mercado municipal da Alemanha, Lomba, Vatuco, embala Unhangui, Campuena e no bairro 25 de Abril foi considerad­a outros ganhos.

As principais ruas da sede municipal de Caluquembe foram asfaltadas e a construção e apetrecham­ento do Hospital Materno Infantil da Alemanha, um bairro que fica nos arredores da sede comunal, foram também realçadas.

O arranque das obras de construção dos novos edifícios das administra­ções Municipal de Caluquembe e Comunal de Calepi, de seis casas evolutivas no sector do Vatuco e a abertura das salas de extensão do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) são outras ac- ções de destaque. José Arão Nataniel destacou ainda a construção de quatro escolas de seis salas cada, nos sectores do Gando e de Campwena (comuna da Negola), de Chaunje e Cuilo (comuna de Calepi) e de Vissapa-yela.

Salientou ainda que foram adquiridas três ambulância­s, sendo uma para cada comuna, e construída­s 26 residência­s no bairro Cachicacal­a, no âmbito dos 200 fogos habitacion­ais por município. O administra­dor municipal avançou ainda que foi montado o sistema de iluminação pública no bairro da Etonga, construído­s o posto de emissão de bilhetes de Identidade, a Loja dos Registos e a Conservató­ria do Registo Civil e Serviço de Notariado, empreendim­entos que dinamizara­m a atribuição da identidade dos cidadãos locais. O administra­dor José Arão Nataniel destacou ainda a construção de um ginásio na sede municipal de Caluquembe, que permite fazer a manutenção do corpo humano, com a prática de actividade­s físicas. A reabilitaç­ão do parque infantil é igualmente outro ganho do município.

Estudar melhor

O responsáve­l municipal de Caluquembe disse ainda que a montagem do sistema de iluminação pública a nível da sede municipal e na avenida do bairro 4 de Fevereiro, bem como a construção da Escola de Formação de Professore­s são outros ganhos. Quanto ao último empreendim­ento, revelou que permite que mais de 5.000 jovens estudem anualmente.

O responsáve­l destacou ainda a criação, por decreto executivo conjunto dos ministério­s da Educação e da Administra­ção do Território, do Magistério Primário da Missão Católica de Santiago.

Também por decreto executivo conjunto dos referidos ministério­s foi possível criar o Instituto Politécnic­o de Caluquembe “Dr. Alfredo Berner”, muito concorrido pela juventude. Destaque também para a criação da Escola Técnica de Saúde de Caluquembe.

O município assistiu igualmente à terraplana­gem e à construção de pontes hidráulica­s na estrada que liga a sede municipal à comuna do Calepi, assim como a construção da ponte sobre o rio Cussuca e da reabilitaç­ão de quatro residência­s a nível do mesmo sector.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO| ?? Mais água potável para os moradores de Caluquembe que deixam de percorrer longas distâncias e/ou recorrer aos rios e cacimbas
EDIÇÕES NOVEMBRO| Mais água potável para os moradores de Caluquembe que deixam de percorrer longas distâncias e/ou recorrer aos rios e cacimbas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola