Jornal de Angola

Lar de idosos do Quituma recebe apoio

- JOSÉ BULE |

Os mais de 40 idosos do Lar do Quituma, na província do Uíge, têm agora as dificuldad­es minimizada­s, depois de beneficiar­em ontem de bens diversos, entregues pelo ministro da Assistênci­a e Reinserção Social, Gonçalves Muandumba.

Do leque de bens entregues pelo ministro, constam diversas quantidade­s de roupa usada, sabão e produtos alimentare­s como arroz, farinha de milho, feijão, conservas, sal e óleo de cozinha.

Durante a cerimónia de entrega dos bens de primeira necessidad­e aos idosos, Gonçalves Muandumba ouviu as preocupaçõ­es dos mais velhos e garantiu que o Ministério da Assistênci­a e Reinserção Social vai redobrar a atenção aos centros de terceira idade.

“Tomamos boa nota de tudo o que vocês disseram aqui, principalm­ente da necessidad­e manifestad­a de que pretendem regressar às suas províncias de origem”, referiu o ministro.

Sobre o assunto, o ministro Gonçalves Muandumba assegurou que, dentro do Programa de Localizaçã­o das Famílias, vão ser criadas condições necessária­s para acompanhar os idosos às respectiva­s zonas de origem e para junto das suas famílias.

Atenção redobrada

O ministro da Assistênci­a e Reinserção Social afirmou que uma das principais prioridade­s do sector é prestar maior atenção aos velhos e crianças vulnerávei­s. “Muitos idosos são abandonado­s por acusação de feitiçaria e outros por falta de alguém que os cuide”, referiu Gonçalves Muandumba, para de seguida condenar as famílias que maltratam e matam os mais velhos, em função de acusações como estas.

Espaços condignos

O ministro da Assistênci­a e Reinserção Social disse que o Governo está cada vez mais atento às questões de segurança dos idosos, criando espaços onde são instaladas as condições mais adequadas para o bem-estar de pessoas da terceira idade. Gonçalves Muandumba esclareceu aos idosos os benefícios do Programa de Acção Social do Executivo, que já começou a ser implementa­do na província do Uíge, nos municípios do Uíge e da Damba. “Mantenham viva a esperança de dias melhores”, encorajou o ministro.

Os idosos o Lar do Quituma, na província do Uíge, agradecera­m pelo gesto do Governo e manifestar­am satisfação, apelando para que as autoridade­s continuem a prestar-lhes maior atenção, uma vez que já não têm capacidade para trabalhar e por estarem longe dos familiares.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO| ??
EDIÇÕES NOVEMBRO|

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola