Jornal de Angola

Milhares de crianças recebem a comunhão

- VICTÓRIA QUINTAS |

Mais de três mil crianças católicas da Arquidioce­se do Huambo recebem hoje a primeira comunhão, no âmbito do I Congresso Nacional Eucarístic­o em curso nesta província, depois de frequentar­em durante dois anos a catequese.

O arcebispo do Huambo, Dom José de Queirós Alves, disse que as crianças recebem a primeira comunhão num momento histórico e de graça. “A primeira comunhão constitui o momento em que o cristão se aproxima da ceia do Senhor, para receber o Seu Corpo e Sangue e permitir que Jesus habite no seu coração”, disse o arcebispo.

O presidente da Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé, Dom Filomeno Vieira Dias, afirmou que a eucaristia convida a todos para viver a comunhão, não só numa dimensão litúrgica sacramenta­l, mas também da comunhão social, que engloba a reconcilia­ção e a aceitação mútua.

Durante dois anos, as crianças, a partir dos 7 anos de idade, frequentar­am a catequese da primeira comunhão, que é fundamenta­l para a sua formação religiosa e molda-as espiritual­mente, de modo a enfrentare­m os problemas sociais futuros. A Praça de São João Paulo II foi o local escolhi- do para albergar o acto, que além das crianças e catequista­s conta com a presença de pais e encarregad­os de educação e dos congressis­tas.

O programa do Congresso Nacional Eucarístic­o, que termina amanhã, inclui a abordagem de temas como “Eucaristia como mistério acreditado”, “Eucaristia como mistério celebrado” e “Eucaristia como mistério vivido”.

“A missão e participaç­ão do leigo na evangeliza­ção”, “A reconcilia­ção nos documentos do Magistério da Igreja” e “A reconcilia­ção nacional efectiva” são temas igualmente inscritos no programa, abordados sob a orientação de bispos, sacerdotes, psicólogos e sociólogos.

 ?? FRANCISCO LOPES|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Alguns dos participan­tes no Congresso
FRANCISCO LOPES|EDIÇÕES NOVEMBRO Alguns dos participan­tes no Congresso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola