Jornal de Angola

Festival encerra com balanço positivo

- MANUEL ALBANO |

Despertar o gosto pelas artes dramáticas e promover espectácul­os de teatro dedicados às crianças foi o principal objectivo da Mostra de Teatro Infantil que decorreu de segunda-feira a sexta-feira no Centro Cultural Rebita, na Ilha do Cabo, em Luanda.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, a promotora da iniciativa, Liliana Njinga, felicitou os grupos pelo empenho que permitiu dar visibilida­de ao teatro praticado por crianças na capital angolana.

O festival, que contou com a participaç­ão de dez grupos, permitiu a troca de experiênci­as e uma maior conexão entre crianças, encarregad­os de educação, encenadore­s e o público. A Mostra de Teatro Infantil, que visou comemorar o 16 de Junho, dia consagrado à criança africana, serviu igualmente para uma reflexão sobre percurso a seguir para o cresciment­o do teatro infantil em Angola.

Liliana Njinga disse esperar que nas próximas edições haja uma maior participaç­ão dos grupos infantis de Luanda, tendo para isso apelando às instituiçõ­es do Estado e privadas para apoiarem a iniciativa. O futuro do teatro infantil, sublinhou Njinga, “passar também por se apostar na base para permitir o surgimento de novos actores”.

No festival, o Grupo Amor e Arte apresentou a peça “Intervalo Maior”, o Tata Yetu exibiu “O corpo humano” e a Companhia de Teatro Arte Sol levou a cena a obra “Menina que não sabia dançar”.O grupo infantil Kirikiki-Kirikika apresentou a peça “Não chores, palhaço” e as Companhias de Teatro Hamirano e EGIP apresentar­am as peças “O Sapo e a Rosa” e “Sónia e o Rei roubam a voz”, respectiva­mente.

No encerramen­to da primeira edição da Mostra de Teatro Infantil, o colectivo Tuzolana, promotor da iniciativa, apresentou o espectácul­o “A Ilha dos Sentimento­s”. Na abertura do festival, este mesmo grupo exibiu a peça “Capuchinho Vermelho”.

 ?? |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Exibição de peças dedicadas à criança garante o surgimento de novos actores em Luanda
|EDIÇÕES NOVEMBRO Exibição de peças dedicadas à criança garante o surgimento de novos actores em Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola