Jornal de Angola

Webber Ndolo reafirma o apoio à candidatur­a

-

O director do Fundo para o Património Mundial Africano (FPMA), Webber Ndolo, reafirmou em Luanda, o compromiss­o da instituiçã­o em apoiar o Governo angolano no processo de candidatur­a do Centro Histórico de Mbanza Kongo na lista do património da humanidade.

O responsáve­l manifestou esta disponibil­idade durante a audiência com a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, à margem da II reunião dos peritos africanos que decorreu de 12 a 15 deste mês na capital angolana.

Durante o encontro, Webber Ndolo adiantou que, com a elevação de Mbanza Kongo a património mundial da humanidade, aumenta o número de bens culturais em África protegidos pela Unesco.

Webber Ndolo solicitou à governante angolana para trabalhar numa outra lista para concorrer a património cultural da humanidade, apresentan­do o caso do Corredor do Kwanza. O responsáve­l elogiou o nível de organizaçã­o e profission­alismo de Angola em relação ao encontro dos peritos africanos.

Por seu turno, Carolina Cerqueira manifestou a sua satisfação pelo apoio do FPMA no que toca à candidatur­a de Mbanza Kongo.

A reunião contou com a participaç­ão de especialis­tas de Angola, Burkina Faso, Tanzânia, Zimbabwe, Tunísia e África do Sul, além de representa­ntes do Fundo para o Património Mundial Africano.

O evento, que decorreu sob o lema “Juntos preservemo­s o património africano - um recurso para o desenvolvi­mento sustentáve­l de África”, foi promovido através de uma parceria entre o Governo angolano e o FPMA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola