Jornal de Angola

Preparação para a prova começa no final do mês

-

A Selecção Nacional júnior feminina de andebol começa a projectar o Campeonato Africano da categoria, a partir de 26 do mês corrente, com duas sessões, visando a revalidaçã­o do título continenta­l em Abidjan, Costa do Marfim, de 3 a 11 de Setembro. Na primeira fase da preparação, o “sete” nacional vai trabalhar de forma intensa em ciclos especiais. A seguir, as atletas são dispensada­s para a disputa do campeonato nacional de seniores, a decorrer em Luanda no próximo mês.

A segunda etapa dos trabalhos reserva a inserção de jogos de controlo, com as equipas do Petro de Luanda, 1º de Agosto, Marinha de Guerra, Progresso do Sambizanga e a Selecção Nacional de cadetes. Na véspera da competição, o “sete” nacional cumpre um estágio em Portugal, onde tem agendadas cinco ou seis partidas amigáveis.

Na apresentaç­ão das campeãs africanas no auditório do Comité Paralímpic­o Angolano (CPA), das 20 convocadas, três estiveram ausentes: Sandra Chivinda e Edianeth dos Santos, da Casa do Pessoal do Porto do Lobito, e Natália Kamalandua, do Petro de Luanda, ao serviço da selecção sénior.

Aminata Kanka (ASA), Eliane Paulo, Paulina da Silva, Luzia Kiala, Helena Paulo, Vera Ngonga, Patrícia Neto e Giza Marques (1º de Agosto), Audilia Carlos, Natália Kamalandua, Emingarda Ferreira, Estefânia Venâncio, Ilodia Joaquim (Petro de Luanda), Sandra Chivinda, Edianeth dos Santos (CPPL), Mafuta Pedro, Celma Mário e Ruth João (Marinha de Guerra), Mariana António e Francisca João (Progresso do Sambizanga) são as jogadoras convocadas pelo selecciona­dor Edgar Neto. José Chuma (técnico-adjunto), Mauro Cassoma (manager) e Graça Bandeira (fisioterap­euta) também integram a equipa técnica.

Angola conquistou nove títulos da categoria, sendo o último em 2015, diante da Tunísia, em Nairobi, capital do Quénia.

Por isso, o objectivo da Federação Angolana de Andebol (FAAND) e do selecciona­dor nacional Edgar é reconquist­a do título e chegar à décima consagraçã­o continenta­l.

A Selecção Nacional de cadetes começa a trabalhar também no dia 26 de Junho na quadra do Catetão. Em declaraçõe­s à imprensa, Luís Chaves, selecciona­dor nacional, afirmou que o tempo de trabalho previsto permite fazer uma boa preparação.

“Precisamos de trabalhar muito e de forma organizada, para disputar o campeonato com vista ao resgate do título”, afirmou o treinador.

Angola disputa o Campeonato Africano das Nações da categoria, de 10 a 18 de Setembro, na cidade de Abidjan, capital da Costa do Marfim.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola