Jornal de Angola

Zimbabwe reforça cooperação na Defesa

- Adalberto Ceita

O comandante das Forças de Defesa do Zimbabwe, general Constantin­e Chiwenga, disse acreditar que os dois países vão continuar na senda geo-estratégic­a baseada no ideal dos seus líderes fundadores. “Não temos dúvidas de que a cooperação entre os dois países vai prevalecer, para o benefício comum”, disse.

O general Constantin­e Chiwenga considerou a presença da delegação militar do Zimbabwe em Angola, um sinal de partilha conjunta de iniciativa­s em prol das duas Forças Armadas.

Além de manifestar interesse na cooperação com as FAA, mencionou que “os especialis­tas de ambos os lados vão poder identifica­r onde se pode cooperar melhor”.

“Temos muitos memorandos de entendimen­to assinados e como militares podemos avançar muito rapidament­e”, salientou.

Em Setembro de 2016, uma delegação de oficiais generais e superiores das Forças Armadas Angolanas, chefiada pelo general Geraldo Sachipengo Nunda, manteve conversaçõ­es, em Harare, com o alto comando militar do Zimbabwe. Durante a sua permanênci­a naquele país, a delegação angolana tomou contacto com a indústria militar do Zimbabwe, visitou o Colégio de Defesa Nacional, a Academia Militar e o Parque dos Heróis.

“Angola está mais próxima do Zimbabwe do que de qualquer outro mercado onde adquirimos equipament­o militar”, considerou na ocasião o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas.

Geraldo Sachipengo Nunda apontou a formação mútua em línguas, indústria militar, formação para operações de apoio à paz como as áreas prioritári­as na cooperação e Exército afirmou que o Zimbabwe é um parceiro estratégic­o de Angola e as Forças Armadas dos dois países não estão dissociada­s desta parceria.

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Comandante das Forças de Defesa do Zimbabwe
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Comandante das Forças de Defesa do Zimbabwe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola