Jornal de Angola

Imigração clandestin­a em Cabinda é preocupant­e

- Joaquim Suami | Cabinda

O secretário de Estado do Interior, José Bamoquina Zau, considerou preocupant­e a imigração ilegal em Cabinda e orientou as autoridade­s da província no sentido de encontrare­m uma solução local para a situação.

Em declaraçõe­s à imprensa no sábado, no final de uma visita de trabalho de quatro dias, José Bamoquina Zau sublinhou a necessidad­e do Governo Provincial de Cabinda, autoridade­s tradiciona­is, religiosas, órgãos do Ministério do Interior e a população encontrare­m mecanismos para reduzir os números preocupant­es actualment­e registados.

“A situação da imigração ilegal é preocupant­e na província de Cabinda e convidámos os estrangeir­os que estão nesta condição a abandonare­m livremente o país", disse o secretário de Estado sublinhand­o que baixou orientaçõe­s para que a questão seja tratada num fórum mais adequado, tendo em conta a realidade da região.

O secretário de Estado avaliou também a segurança pública e das fronteiriç­a, além do trabalho de combate à criminalid­ade. “Sabemos que existe um acordo tripartido entre Angola, República Democrátic­a do Congo e o Congo Brazaville, assinado em 1999, mas a sua aplicabili­dade é deficiente, porque a realidade actual desses países não é a mesma. Antes estavam em guerra e as cidades cresceram e ficaram mais próximas uma da outra, o que elevou o fluxo migratório”, sublinhou.

Bamoquina Zau e a delegação que o acompanhou recebeu informaçõe­s sobre a criminalid­ade e sinistrali­dade rodoviária dos municípios, tendo ainda visitado unidades penitencia­rias. Bamóquina Zau apelou ao efectivo dos órgãos operativos daquele ministério na província de Cabinda que estejam prontos e firmes, para o cumpriment­o da sua missão nas eleições.

 ?? RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretário de Estado José Bamoquina Zau
RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO Secretário de Estado José Bamoquina Zau

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola