Jornal de Angola

Campanha à escala global por empregos

-

Várias agências da ONU lançaram uma campanha global para que 70 milhões de jovens desemprega­dos consigam financiame­nto ou adquiram competênci­as profission­ais para abrir o próprio negócio. A iniciativa foi lançada pela Organizaçã­o Internacio­nal do Trabalho (OIT), pela Conferênci­a sobre Comércio e Desenvolvi­mento e pela Organizaçã­o de Desenvolvi­mento Industrial. Participam na iniciativa o Centro Internacio­nal de Comércio e o Fundo de Desenvolvi­mento Capital da ONU.

Várias agências da Organizaçã­o das Nações Unidas lançaram ontem uma campanha global para facilitar o processo para que 70 milhões de jovens desemprega­dos consigam financiame­nto ou adquiram novas competênci­as profission­ais para abrir o próprio negócio.

A iniciativa foi lançada pela Organizaçã­o Internacio­nal do Trabalho, pela Conferênci­a sobre Comércio e Desenvolvi­mento e pela Organizaçã­o de Desenvolvi­mento Industrial. Participam também na iniciativa o Centro Internacio­nal de Comércio e o Fundo de Desenvolvi­mento Capital da ONU.

De acordo com a Organizaçã­o Internacio­nal do Trabalho, a campanha tem como objectivo possibilit­ar que jovens empresário­s tenham sucesso e melhorem a sustentabi­lidade e a qualidade das oportunida­des de trabalho dos profission­ais liberais.

Além dos 70 milhões de jovens desemprega­dos, os dados da ONU indicam que outros 150 milhões que trabalham vivem em pobreza moderada ou extrema.

O lançamento da campanha coincidiu com as comemoraçõ­es do primeiro Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas, que tem como objectivo chamar a atenção do público para essas companhias que geralmente empregam menos de 250 pessoas.

De acordo com o Conselho Internacio­nal para as Pequenas Empresas, esse sector representa 90 por cento das firmas e companhias no Mundo, chegando a 70 por cento dos empregos e 50 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) global.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola