Jornal de Angola

Bolsas internas para pós-graduação

-

O Conselho de Ministros aprovou ontem a alteração do regulament­o da Lei de Bolsas Internas, que por longo período abrangia apenas as licenciatu­ras, para contemplar a pós-graduação e a investigaç­ão científica.

O ministro do Ensino Superior referiu, ontem, em conferênci­a de imprensa, que já existem instituiçõ­es de ensino em Angola que oferecem mestrados e doutoramen­tos. “Nós queremos estimular essas instituiçõ­es e acreditamo­s que o ensino ao mais alto nível constitui uma aposta para o desenvolvi­mento do país”, defendeu.

A alteração do regulament­o teve a ver também com a necessidad­e de se atacar a qualidade da docência, que enfrentam dificuldad­es para frequentar cursos de pós-graduação e doutoramen­to que possibilit­em melhorar as suas performanc­es. “Constantem­ente a qualidade do ensino e do corpo docente e com a oferta de bolsas de pós-graduação, o Executivo contribui na capacitaçã­o desses docentes para níveis de pós-graduação. Essa é uma das razões fortes que levou à alteração do regulament­o da lei das bolsas internas.”

O Conselho de Ministros aprovou também o Decreto Presidenci­al que autoriza a criação de instituiçõ­es de ensino superior privadas, que abre caminho à autorizaçã­o, para já, de oito pedidos, dos cerca de 120 que estão a ser analisados. Segundo o ministro, são oito instituiçõ­es a engrossare­m a rede de ensino superior, sendo quatro em Luanda, e as demais nas províncias da Huíla, Benguela e Moxico. O ministro revelou que há cinco anos que não são atendidos novos pedidos.

 ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro do Ensino Superior defende aposta nos docentes
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro do Ensino Superior defende aposta nos docentes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola