Jornal de Angola

Prorrogado prazo para reporte fiscal no âmbito do regime FATCA

-

Reporte fiscal de americanos entra em vigor O Executivo angolano reforça a transparên­cia. O regime de reporte fiscal de informaçõe­s financeira­s de cidadãos dos EUA com contas em Angola já está em vigor desde 20 de Junho. ECONOMIA 14

A Administra­ção Geral Tributária (AGT) anunciou na quarta-feira o alargament­o do prazo estabeleci­do para reporte das contas bancárias de cidadãos norte-americanos do ano 2014, no âmbito do regime FATCA - Lei de Conformida­de Tributária de Contas Estrangeir­as.

A AGT prorrogou o prazo até 31 de Julho próximo. O chefe do Intercâmbi­o e Cooperação Internacio­nal da AGT, Luís Sambo, disse que a medida visa facilitar a aplicação das regras e procedimen­tos do regime nas instituiçõ­es financeira­s. “O processo da publicação da legislação sofreu um atraso. Nós estamos consciente­s das dificuldad­es das próprias instituiçõ­es financeira­s de implementa­ção de todo este processo. Por isso, solicitamo­s e estamos a tratar de uma prorrogaçã­o do prazo de 30 de Junho para 31 de Julho que vai ser publicado em despacho do ministro das Finanças”.

O chefe da Divisão de Regulação do Sistema Financeiro do banco central, Alberto Nunes, afirmou que o BNA acompanha e apoia a aplicação da referida legislação no sistema bancário, pois, “é um ganho grandioso a sua implementa­ção”, já que “facilita a operaciona­lização de várias relações comerciais e transacçõe­s financeira­s e é uma grande vantagem da mitigação do risco reputacion­al das nossas instituiçõ­es”.

A FATCA é uma obrigação federal norte-americana, que prevê a obrigatori­edade de instituiçõ­es bancárias estrangeir­as fornecerem dados de seus clientes às autoridade­s americanas, desde que os mesmos sejam também cidadãos dos EUA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola