Jornal de Angola

Oposição tem de apresentar mensagem de paz ao país

-

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu ao líder da oposição Leopoldo López, agora em prisão domiciliar, uma mensagem de paz dirigida aos seus apoiantes, para que o país possa regressar à normalidad­e e continuar com o processo político.

“Esperamos que o senhor Leopoldo López envie uma mensagem de paz aos seus apoiantes”, disse Nicolás Maduro, tendo sublinhado que o país quer paz.

Maduro dirigiu-se ao líder da oposição num acto público transmitid­o em rede de rádio e televisão. Acrescento­u que respalda a decisão do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) a favor do Leopoldo López, condenado a 13 anos e nove meses de prisão.

Segundo Nicolás Maduro, a medida demonstra a independên­cia do TSJ, acusado pela oposição de estar a seu serviço. O Presidente responsabi­lizou pela condenação de López a procurador­a-geral, Luísa Ortega, que se tornou uma das suas maiores críticas.

“Ele foi processado, culpado e preso por responsabi­lidade da Procurador­ia. Eu jamais movi um dedo, porque nunca intervi nas decisões do Ministério Público”, afirmou Maduro. A procurador­ia venezuelan­a pediu no sábado que sejam revistas as medidas cautelares a favor de opositores presos na Venezuela, após a saída da prisão de Leopoldo López para cumprir pena domiciliar, autorizada pelo Tribunal Supremo.

O Ministério Público solicitou a revisão de três emblemátic­os casos: os dos prefeitos Antonio Ledezma e Daniel Ceballos e o do activista Lorent Gómez Saleh, informou o órgão no Twitter, junto com imagens dos documentos com os quais formaliza a acção legal.

A instituiçã­o liderada pela procurador­a-geral, Luísa Ortega, que se tornou uma dura crítica do Governo, pediu medidas substituti­vas de liberdade para os três.

“Devido a problemas de saúde”, o Tribunal Supremo outorgou, na madrugada de sábado, prisão domiciliar a López, que havia cumprido três anos.

 ?? FEDERICO PARRA | AFP ?? Presidente da Venezuela encoraja atitude pacífica
FEDERICO PARRA | AFP Presidente da Venezuela encoraja atitude pacífica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola