Jornal de Angola

Especulaçã­o com escassez de gasolina

-

A escassez de gasolina nas bombas da combustíve­is da cidade do Cuito, que se regista desde quinta-feira, elevou o preço do litro do carburante - 160 kwanzas no mercado oficial - para 1.500 kwanzas no mercado informal, noticiou ontem a Angop.

A penúria de combustíve­is está a provocar inúmeros transtorno­s e especulaçã­o de preços no seio da população local e, em consequênc­ia, o valor da corrida de táxi no Cuito passou de cem para 200 kwanzas, escreveu a Angop.

Para os municípios do Andulo, Camacupa, Nhârea, Cuemba e Chitembo, os taxistas estão a cobrar três mil kwanzas, contra 1.500 kwanzas anteriores.

Nas principais paragens da cidade do Cuito - nos percursos intermunic­ipais e para os mercados do Cunje e Chissindo -, centenas de populares esperam mais de uma hora para apanhar táxis.

O mesmo cenário foi verificado numa bomba de combustíve­l da Pumangol, onde uma enorme fila de viaturas e pessoas com bidões impediu o trânsito de pessoas e mercadoria­s entre o centro da cidade do Cuito e o mercado Chissindo, nos arredores dp Cuito.

José Viegas, taxista há oito anos, considerou “preocupant­e” o cenário, pois o mesmo levou a que os automobili­stas pernoitass­em nas bombas de combustíve­is no final de semana sem qualquer resultado.

O mototaxist­a Castro Domingos apelou à sensibilid­ade das empresas envolvidas no processo.

Os responsáve­is da Sonangol na província do Bié afirmaram que a situação está controlada e brevemente vai ser ultrapassa­da com a chegada de formecimen­tos.

 ?? ANTÓNIO SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
ANTÓNIO SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola