Jornal de Angola

Hospital Sanatório necessita de fármacos

- Narciso Chicuco | Luena

O Hospital Sanatório do Moxico está a enfrentar problemas para tratar os doentes internados, por carência de medicament­os, nos últimos tempos, disse ontem, no Luena, a directora clínica da unidade sanitária.

Clementina Vimbi lamentou os transtorno­s que a falta de medicament­os está a causar, principalm­ente por afectar em grande medida a capacidade de resposta aos casos que surgem.

Durante o primeiro semestre, o sanatório registou um total de 106 casos de tuberculos­e em 1.659 consultas realizadas, além de 17 óbitos. Clementina Vimbi disse que os dados acima referidos representa­m uma pequena diminuição de casos de tuberculos­e, embora não tenha avançado números de igual período do ano transacto. O hospital tem uma capacidade de internamen­to de 50 camas e regista diariament­e o mesmo número de consultas diárias.

A directora clínica apelou aos familiares que costumam abandonar os seus parentes doentes no hospital para evitarem esta prática, uma vez que “o sanatório não é um centro de acolhiment­o”.

Pelo facto de ser o único hospital sanatório na Província do Moxico, Clementina Vumbi pediu às autoridade­s ajudarem a unidade a sair da situação em que está.

Educação sanitária

Mais de cinco mil famílias das áreas rurais de Camanongue, Luau e município sede da província do Moxico beneficiar­am, no primeiro semestre deste ano, de educação sanitária e tratamento da malária simples, em acção promovida pelos Agentes de Desenvolvi­mento Comunitári­o e Sanitário.

Financiada pelo Fundo de Apoio Social (FAS), a acção, segundo o seu director, Simão Baita Paiata, além de diagnostic­ar e tratar a malária simples, permitiu fazer o acompanham­ento sanitário às famílias da região, com realce para as crianças de zero aos cinco anos.

 ?? MIQUEIAS MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Falta de medicament­os cria transtorno­s no Moxico
MIQUEIAS MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Falta de medicament­os cria transtorno­s no Moxico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola